Desemprego de longa duração atinge 3,3 milhões de brasileiros, maior patamar desde 2012

Recôncavo News
Apesar do recuo da taxa de desemprego em junho, o número de brasileiros buscando uma vaga há mais de dois anos nunca foi tão alto. O desemprego de longa duração atinge 3,347 milhões, informou o IBGE, na manhã desta quinta-feira.

É o maior patamar já registrado desde 2012 (quando teve início a série histórica do IBGE) e reflete a longa crise econômica que se abateu sobre o país. Depois de atravessar uma recessão entre 2014 e 2016, o país cresceu só 1% em 2017, avançou na mesma taxa no ano passado e, este ano, deve ter expansão de só 0,8%.

A taxa de desemprego foi de 12% em junho, abaixo dos 12,4% registrados no mesmo mês do ano passado. Mas o número de desempregados que buscam uma vaga há pelo menos dois anos cresceu em 196 mil neste período.

Com isso, um em cada quatro desempregados no Brasil está nesta condição há mais de dois anos.

O elevado tempo de procura por emprego é um dos fatores que ajudam a explicar o desalento, que ocorre quando o trabalhador desiste de buscar uma vaga por acreditar que não conseguirá obtê-la. No segundo trimestre, o país tinha 4,9 milhões de desalentados.

Por estados da federação, a Bahia é o que tem o maior número de desalentados: 766 mil pessoas. No Maranhão, são 588 mil pessoas.

Em outro indicador de deterioração do mercado de trabalho, a parcela de trabalhadores com carteira assinada no setor privado é o menor da série histórica: 74,3%. No segundo trimestre do ano passado, eram 75%. Com informações do Jornal Extra.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !