Depois de passar pela cidade de São Francisco do Conde, a Rota da Independência chega em Santo Amaro da Purificação com a Exposição sobre a Independência do Brasil na Bahia e com a Biblioteca de Extensão (Bibex), que oferece programação para o público infantojuvenil.
A conquista pela independência baiana iniciou antes da brasileira, em 19 de fevereiro de 1822, e encerrou em 2 de julho de 1823. Ao contrário da pacífica proclamação às margens do Rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, milhares de pessoas morreram em batalhas na terra e no mar para a conquista da emancipação da Bahia.
A abertura da Exposição é na terça-feira (4), às 15h, e até o dia 15 de junho no Museu dos Humildes. Já às 15h30 acontece um bate-papo com o professor Jaime Nascimento. A Bibex ficará na Praça Principal de Santo Amaro, até o dia 6, com atividades voltadas para o público infantojuvenil.
“A Rota da Independência é importante para revisitar o nosso passado e nos trazer conhecimento para entendermos o hoje e o futuro. Além disso, esse projeto nos dá a oportunidade de refletir sobre a história do Brasil e da Bahia”, diz o diretor geral da FPC, Zulu Araújo. Ainda segundo o diretor geral, “a Rota nos leva a discutir sobre a singularidade que foi a Independência da Bahia e suas consequências”, acrescenta Zulu.
Sobre a Rota - A Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), através do Centro de Memória da Bahia (CMB), e em parceria com o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) realiza a Rota da Independência visitando locais que marcaram aquele momento.
A terceira parada acontece em Cachoeira, de 18 a 26 de junho, com a Exposição sobre a Independência da Bahia e atuação da Bibex. Serão realizadas exposições, aulas, visitas e diversas programações nas cidades de Santo Amaro, Cachoeira, Caetité, Salvador, Itaparica, Maragogipe e Morro de São Paulo, lugares que aconteceram lutas na busca pela independência.
O Centro de Memória da Bahia (CMB), localizado na Avenida Sete de Setembro, tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. O Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia, localizado no Palácio Rio Branco, e a Casa de Cultura Afrânio Peixoto, em Lençóis, são espaços sob a supervisão da unidade. O CMB funciona de segunda a sexta das 8h30 às 17h30.
Mais informações no link:
http://www.fpc.ba.gov.br/fb.com/fpedrocalmon/ instagram.com/fpedrocalmon
Serviço:
O que: Revisitando a história da Bahia com a Rota da Independência;
Quando: 04 a 15 de junho de 2019;
Onde: Santo Amaro. No Museu dos Humildes e na Praça Principal.
Com informações de Italo Pacheco.