Técnica Pomodoro: Como ser um empreendedor mais produtivo

Recôncavo News
Você que sonha em ter o próprio negócio também precisa pensar em como fazer para gerenciar o seu tempo e nada melhor do que adotar a técnica pomodoro para isso!

Até porque, a maioria dos donos de micro e pequenas empresas, no começo da jornada de empreendedorismo, precisam conciliar uma dupla jornada de trabalho, até que o seu negócio comece a dar retorno significativo e você se tornar o seu próprio chefe, definitivamente. 

E se você está pensando em abrir MEI ou ser dono de um pequeno negócio de sucesso, muitas atividades burocráticas precisam ser colocadas em prática, além de cumprir certas obrigações. E é por esse motivo que você precisa ser produtivo para dar conta de tudo.

Mas não se engane, produtividade não é sinônimo de conseguir fazer tudo em um único dia. Na verdade significa entregar uma quantidade razoável de trabalho, em um prazo determinado para otimizar o seu tempo.

Quem nunca ouviu falar a expressão americana “time is money”, que traduzida ao pé da letra significa: tempo é dinheiro. Mas, como a pressa é inimiga da perfeição, você precisa sim otimizar o seu tempo, mas ter um alto nível de qualidade nas tarefas realizadas.

Pois, do que adianta passar horas e horas trabalhando se no final do dia você não estiver satisfeito com o resultado?! Pense que você pode desperdiçar tempo se fizer tudo correndo e de qualquer jeito, porque depois vai ter que refazer tudo, e dependendo, você pode até precisar de muito mais tempo para corrigir o erro.

Para evitar retrabalhos desnecessários e você realmente conseguir otimizar o seu tempo e aumentar a sua produtividade, no post de hoje nós vamos falar sobre a técnica pomodoro, uma maneira de te ensinar a fazer mais em menos tempo.

O que é a Técnica Pomodoro?

Foi criada pelo especialista em gestão de tempo Francesco Cirillo e é, basicamente, uma técnica que mistura período de trabalho intensos com intervalos para descanso.

Para colocar em prática, primeiro você deve listar as tarefas que você tem que fazer durante o dia. O especialista recomenda que você escreva essas demandas em um papel para visualizar tudo o que precisa fazer para só depois dar início às atividades. 

Assim que você começar uma tarefa, coloque o seu cronômetro para funcionar. 25 minutos é o tempo do primeiro ciclo. E é neste tempo que você precisa ter foco total, o máximo que conseguir. Mas não se preocupe, você não precisa necessariamente terminar uma tarefa nesse período.

Afinal, lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição. E não queremos que você cometa erros.

Achou um pouco radical? Comece aos poucos. Experimente começar a técnica pomodoro com as suas pesquisas de mercado e planejamento do negócio antes de abrir MEI ou um pequeno negócio.

Se o seu cronômetro apitou, quer dizer que você está liberado para dar uma pausa e descansar de 3 a 5 minutos. Depois de relaxar, faça mais uma rodada de 25 minutos de foco total.

E faça isso repetidas vezes. Após concluído quatro ciclos de 25 minutos, você tem direito a um intervalo maior que pode ser de 15 ou 30 minutos.

Aproveite este tempo para esticar o corpo, tomar uma água, ver o dia lá fora, ver um vídeo no youtube, olhar suas redes sociais, comer ou até mesmo conversar.

Como a técnica pomodoro ajuda o empreendedor a ser mais produtivo?

A técnica não vale apenas para empreendedores, mas para qualquer profissional. E não deve ser encarada como algo limitador, porque é apenas uma ferramenta que pode te ajudar a ter mais foco no trabalho.

Se você já começa a pensar a sua forma de trabalhar de forma mais produtiva, quando o seu negócio tiver consolidado, como uma micro ou pequena empresa, você pode estender essa cultura para os seus funcionários.

Pense que otimizar o tempo para tarefas diárias significa que os seus colaboradores podem investir mais tempo em outros processos para potencializar os lucros da empresa, ou pensar em possíveis soluções para que o seu negócio cresça ainda mais.

A produtividade é uma forma de ser e agir e permite que você tenha tempo de desfrutar do que você mais gosta, ao mesmo tempo que te torna mais eficaz naquilo que está fazendo.

E a técnica pomodoro se mostra ainda mais útil quando você está nos primeiros passos para abrir uma empresa. Porque consegue listar com precisão as tarefas que precisa cumprir para que o seu negócio saia do papel.

Quanto mais atenção e dedicação você coloca no projeto maiores são as chances dele dar certo. Então, o que você está esperando para colocar a técnica pomodoro em prática? Ela não é a única que vai tornar o seu negócio mais produtivo, alguns comportamentos também devem ser adotados na sua gestão, para que os seus funcionários se inspirem na sua liderança.

Outras dicas para aumentar a produtividade

Ter foco

Um deles é tentar estar presente 100% do tempo, pois vivemos em um mundo multitarefa e isso não nos permite focar nossa atenção em uma só atividade. É comum trabalhar ouvindo música ou vendo TV, com a página do Facebook aberta e conversando com alguém. Apesar de conseguirmos fazer coisas paralelamente, é bom focar em apenas uma por vez.

Para ser produtivo é fundamental estar 100% atento a uma atividade e não 25% em 4 coisas diferentes. Quando você consegue se manter focado, você ganha e todos ao seu redor também.

Ser minimalista

Outra dica é ser um pouco minimalista, não acumular papéis sobre a mesa, e-mails não lidos e listas de tarefas que nunca são finalizadas. Tente manter essa limpeza, de modo que você tenha em mãos apenas o essencial e não se perder nas atividades que tem que cumprir.

Priorize tarefas e seja organizado

A dica é priorizar tarefas e ser mais organizado. Assim, você gasta seu tempo e sua energia nas tarefas que precisam de mais atenção e da sua dedicação naquele dia.

E como dica final, comece pelo mais difícil. Aquela tarefa que parece ser a mais complicada, que pode levar mais tempo, ou até mesmo que você não goste muito de fazer, é nela que você deve focar os seus primeiros esforços do dia. 

Dica para quem vai abrir uma empresa 

Para quem está no começo do processo de abrir MEI ou uma pequena empresa, a dica é começar pelo plano Canvas, assim você garante que progrediu em algo realmente importante para o seu futuro como empreendedor.

Certamente você vai sentir uma sensação de dever cumprido e isso irá te motivar a manter o seu sonho de se tornar micro ou pequeno empreendedor! 
Tags

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !