Plantão Policial

Cadastro Positivo entra no ar; saiba como checar sua pontuação

Os consumidores já estão tendo seus dados repassados ao Cadastro Positivo pelos Serviços de Proteção ao Crédito do SPC, SERASA e Boa Vista. 

Instituições financeiras, comerciantes e demais empresas que trabalham com concessão de crédito poderão consultar os dados do cidadão no Cadastro Positivo. 

Consulta cadastro positivo: veja quem pode consultar o crédito


No mercado terá acesso à consulta de cinco tipos de informações: score de crédito do consumidor (pontuação), índice de pontualidade de pagamento, índice de comportamento de gastos e índice de consultas que o CPF do consumidor tem por segmento de empresas. 

São quatro as empresas autorizadas a receber e repassar as informações do cadastro positivo: Serasa ExperianSCP BrasilBoa Vista ou Quod. São chamadas de birôs de crédito. 

Dessa forma, o risco da tomada de crédito será analisado de forma individualizada: o consumidor será consultado pelo próprio histórico de pagamentos e não apenas pelas restrições em seu nome.



O presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, frisou que atualmente, o bom pagador é penalizado pelo consumidor inadimplente, fazendo com que os juros sejam elevados para todos, independentemente do seu comportamento financeiro. 

“Será possível não somente separar os tomadores de crédito com alto ou baixo risco, mas também identificar comportamentos intermediários e estipular taxas de juros mais adequadas”, argumenta.