Plantão Policial

Dicas de ferramentas para gerenciar suas redes sociais

Hoje em dia se fala muito em presença online quando o assunto é empreendedorismo. Isso é normal, afinal, os consumidores procuram por produtos e serviços por meio da internet.

Porém, registrar um nome de domínio e ter um site ou blog é apenas o início da sua jornada para conquistar o seu devido espaço na web. É preciso também saber investir nas redes sociais.

As redes sociais nos últimos anos atingiram uma imensa popularidade entre os mais variados tipos de público. Algumas delas, especialmente o Twitter e o Facebook, se tornaram praticamente “as mesas de bar do século XXI”.

São nelas que as pessoas debatem os mais diversos assuntos, discutem, namoram, acompanham as notícias e até pesquisam produtos para compra.

Enfim, as redes sociais estão inseridas no dia a dia de muita gente, desde a hora de acordar até o momento de dormir.

É por essa razão que quem atua com empreendedorismo e pretende surfar na onda do Marketing Digital deve ficar com os olhos bem abertos para as principais redes sociais. Elas são aliadas importantes para quem quer atrair leads e divulgar o seu negócio.

A importância do gerenciamento das redes sociais

Utilizar uma ou mais redes sociais de forma profissional e eficiente dentro do Marketing Digital não é uma tarefa simples. Ela vai muito além de simplesmente criar um perfil e interagir com as pessoas.  

Além disso, cada rede social conta com as suas próprias dinâmicas e maneiras de interação. O Twitter, por exemplo, com a sua quantidade de caracteres reduzidos é diferente do Facebook, que permite postagens mais longas.

O Instagram, voltado para as postagens de fotos, pode ser bastante útil para quem tem uma loja virtual e pretende divulgar os seus produtos.

Vale lembrar também que, no caso do Facebook, você tem a possibilidade de criar páginas oficiais e ampliar o alcance das suas postagens por meio de campanhas pagas.

Outro fato importante é que de nada adianta ter uma conta para o seu negócio nas redes sociais e não utilizá-las. Assim, com pouca ou nenhuma atuação nelas, todo o objetivo de interação e presença online vai para o ralo.

No entanto, sabemos que nem sempre é fácil estar atento a tudo o que ocorre nas redes, pois o fluxo de usuários e de informação é bastante constante nelas.

Outra questão que deve ser analisado é a atenção para detalhes como quantidade de acessos, reações e engajamento.

Saber quais postagens foram curtidas, quantas pessoas deixaram de seguir você e quantas estão seguindo é importante para uma melhor compreensão do seu público.

O Facebook e o Twitter até permitem você ter acesso a tais informações, porém é sempre bom ter uma visão mais abrangente para o seu negócio.

Ferramentas para gerenciar suas redes sociais

Felizmente é possível contar com ferramentas que auxiliam muito na análise de números, quantidade de acessos e demais ações de gerenciamento das redes sociais. Logo a seguir vamos conhecer algumas dessas ferramentas.

Social Flow

Consiste em um software bastante eficiente na verificação dos melhores horários para você efetuar alguma postagem. Além disso, ele é capaz de avaliar qual será o alcance da publicação.

Por isso, se você quer ter uma noção mais precisa a respeito do conteúdo que você publica na internet, o Social Flow demonstra ser uma alternativa bem interessante.

E para você que se preocupa com a questão do SEO, essa ferramenta também pode recomendar quais as palavras-chaves se encaixam nas suas postagens.

Cyfe

Você até pode adquirir uma versão paga dessa ferramenta, mas mesmo a versão gratuita dela já é capaz de realizar algumas ações bem importantes. Entre elas estão a programação de postagens e o monitoramento de desengajamento e descurtidas.

Outra vantagem é que o Cyfe também possibilita que você acompanhe o posicionamento dos seus conteúdos no Google, permitindo uma análise mais detalhada sobre a sua presença online.

Além disso, o Cyfe oferece opções de relatórios e ainda permite integração com o Facebook Ads, Youtube Analitycs, Twitter, Instagram e Search Console.

Ele também é intuitivo e permite dashboards personalizáveis, facilitando o seu trabalho de análise.

AgoraPulse

Já faz algum tempo que essa ferramenta vem fazendo sucesso entre os empreendedores brasileiros. A razão disso são as várias vantagens que ela apresenta, como, por exemplo, a personalização e programação de postagens.

O AgoraPulse também permite a análise de concorrentes e é útil para quem trabalha com a maioria das redes sociais, tais como o Twitter, o Facebook, o Pinterest, LinkedIn e Youtube.

Inclusive, ela também conta com calculadora de ROI do Facebook e acompanhamento de KPIs.

Hootsuite
Essa ferramenta permite o gerenciamento de todas as suas redes sociais de um único lugar. Por meio dela é possível agendar postagens, mensurar o engajamento do público com as suas postagens e filtrar conversas por palavras-chaves.

Ele oferece planos grátis e planos pagos, com mais recursos adaptados para uma boa gestão de Marketing Digital.

Conclusão

É impossível falar de presença online sem citar a atuação nas redes sociais. Elas permitem um maior contato com o seu público e uma divulgação mais ampla do seu negócio.

Portanto, para melhorar a sua interação nesses canais e organizar melhor a sua atuação nelas, experimente algumas dessas ferramentas. Elas facilitarão bastante o seu trabalho.