Plantão Policial

Conheça os tipos de trocador de calor e saiba como escolher um

Os trocadores de calor são dispositivos muito importantes no setor industrial. Mas você sabe quais são os tipos disponíveis? Descubra agora!

Trocador de Calor
O trocador de calor é um equipamento bastante utilizado em setores industriais para realizar a transferência de calor de um fluido para o outro, sendo que estes encontram-se em temperaturas distintas.

E é importante que antes de escolher um tipo de trocador haja uma avaliação sobre as características de cada um e sobre o modo de instalação, pois assim ajuda a evitar desperdícios ou até mesmo a má utilização do equipamento.

Por isso, a partir de agora você vai conferir quais são os principais tipos de trocadores de calor para te ajudar na escolha certa. Confira!

Trocador de calor casco e tubo

Recomendado para aplicações em alta pressão (superiores a 30 bar) e também temperaturas acima dos 260 ºC, esse tipo de trocador é um dos mais utilizados na indústria.

É composto por: casco, feixe de tubos, chicanas (ou defletores), espelhos (discos metálicos que mantém os tubos na posição desejada), cabeçotes (tampas, saídas e entradas de tubos/casco) e dreno.

Trocador de placas

Como o nome já indica, este tipo de trocador é constituído por uma série placas finas que possuem uma grande área superficial, atingindo grandes coeficientes de troca térmica.

O trocador de placas é bastante recomendado para um tipo de indústria: a alimentícia, isso porque é de fácil manutenção, desmontagem e limpeza. Recomenda-se que este tipo de trocador seja limpo e desmontado periodicamente.

Trocador de calor tipo duplo tubo

Este tipo de trocador segue o princípio de funcionamento com fluídos sem o contato direito. É bastante utilizado na indústria de tratamento de águas residuais, sendo que o equipamento possui um papel muito relevante na manutenção de temperaturas, com o objetivo de promover o crescimento de microorganismos responsáveis por remover os poluentes destas águas.

Principais tipos de indústrias que usam trocadores

Setor químico;
Alimentício;
Petroquímico;
Farmacêutico;
Energético;
Siderúrgico;
Minerador;
Celulose/papel.

Observações sobre os trocadores de calor

Existem diversos tamanhos de trocadores de calor e eles são recomendados quando a área de troca térmica é grande;

A limpeza é razoavelmente simples;

Eles apresentam baixo custo por unidade de área de troca de calor;

São mecanicamente resistentes a tensões procedentes na fabricação, construção e transporte;

Os componentes com problemas ou danificados são substituídos com certa facilidade.