Plantão Policial

O que é rinoplastia aberta?


A rinoplastia é uma das cirurgias mais procuradas no nosso país na atualidade. Isso deve-se ao fato de o nariz ser parte central da face e quando incômodo, resulta em baixa autoestima. 

Para a correção e assimetria do órgão respiratório é necessária a intervenção cirúrgica, sendo que ela pode ser feita de duas maneiras: rinoplastia aberta ou fechada.

Antes de saber se a rinoplastia aberta ou a fechada é a mais indicada para seu caso, é preciso saber exatamente o que é a rinoplastia e quais as suas indicações.

Rinolpastia é a cirurgia plástica para remodelação do nariz. Ela deve ser realizada por um cirurgião plástico que definirá qual é melhor técnica e abordagem para cada caso, assim como a assimetria do nariz, para tornar o rosto harmonioso como um todo.

Por meio da rinoplastia é possível:

·         Corrigir defeitos de nascença ou danos nasais;
·         Mudar o tamanho ou formato do nariz;
·         Mudar a largura das narinas;
·         Alinhar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.
Numa primeira consulta com o cirurgião plástico ele avaliará e entenderá as necessidades do paciente, para então optar pela melhor técnica.

E qual é a melhor técnica? A rinoplastia aberta ou fechada?

Na realidade as duas técnicas têm vantagens e desvantagens. A escolha do médico é feita baseada no tipo de caso de cada paciente. Vamos mostrar as principais diferenças entre a rinoplastia aberta e a fechada.

·  Incisões - Na rinoplastia aberta, as incisões são feitas na columela — que é o tecido que fica entre as narinas. O médico ergue a pele do nariz e o esculpe com o auxílio de um martelo ou de um equipamento que desgasta o osso nasal. Na rinoplastia fechada, as incisões são dentro da narina e não se levanta a pele. O médico modela o nariz com instrumentos delicados.

   Tempo de cirurgia - A rinoplastia aberta dura de duas a quatro horas. A rinoplastia fechada dura de uma a duas horas. A complexidade do caso também influenciará no tempo cirúrgico.

  Anestesia - Nas duas técnicas pode ser usada anestesia local com sedação ou geral, e o médico que define qual será utilizada em cada paciente.

  Cicatriz - Na rinoplastia aberta a região onde é feita a incisão favorece para que a cicatriz fique escondida. Na rinoplastia fechada é praticamente imperceptível, pois a incisão é feita dentro do nariz.

  Pós-cirúrgico - O pós da rinoplastia aberta é mais demorado do que a da fechada, mas em média, em quinze dias os hematomas desparecem. Nas duas técnicas não se costuma ter dor e caso tenha, o médico receita um analgésico. Nas duas técnicas são utilizados curativos externos e internos e orienta-se uma higienização cuidadosa.

Os resultados de uma rinoplastia, seja ela aberta ou fechada, somente serão vistos entre doze a dezoito meses pós-cirurgia, mas depois de um mês já se nota a mudança, mesmo que sutil.

Os cuidados pós-operatórios são primordiais para os bons resultados da rinoplastia

Os médicos orientam que, ao buscar esse tipo de procedimento, o paciente tenha buscado muitas informações sobre o assunto e que tire todas as suas dúvidas nas consultas. É um procedimento que causa uma grande mudança e não só na harmonia facial, mas também na autoestima do paciente.

A escolha pela técnica de rinoplastia aberta ou fechada é sempre do médico avaliando diferentes aspectos de cada paciente. É preciso procurar um médico com boas referências e de confiança para que não se tenha dúvidas sobre o procedimento e da escolha dele pela rinoplastia aberta ou fechada.