Entra em vigor novas regras para cálculo de aposentadoria

Recôncavo News

Aplicativo Meu INSS permite calcular quanto tempo falta para a aposentadoria

O cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição mudou hoje (31), quando foi acionada uma regra implementada por lei em 2015. 

A regra exige um ano a mais para homens e mulheres se aposentarem. A atual fórmula, conhecida como 85/95, vai aumentar um ponto e se tornar 86/96.

Como calcular aposentadoria do INSS

De acordo com a fórmula 85/95, a soma da idade e do tempo de contribuição era de 85 anos para mulheres e 95 para homens. O tempo de trabalho das mulheres era de 30 anos e o dos homens, de 35 anos. Isso significa, por exemplo, que uma mulher que tenha trabalhado por 30 anos, precisaria ter pelo menos 55 anos para se aposentar.

A partir de hoje, para se aposentar com o tempo mínimo de contribuição, ela deverá ter 56 anos. A mesma soma precisará alcançar 86 e 96. A fórmula será aumentada gradualmente até 2026. O pedido de aposentadoria pode ser solicitado pelo número 135 ou pelo site do INSS.
Aplicativo para calcular aposentadoria

O Meu INSS é um aplicativo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para Android e iPhone (iOS) que permite descobrir quanto falta para iniciar a aposentadoria por tempo de contribuição. 

Dessa forma, mesmo sendo uma simulação, o recurso ajuda a saber se é hora de agendar atendimento em um dos postos do INSS para confirmar se o benefício está mesmo disponível.

Como usar Aplicativo para Calcular tempo de aposentadoria

O app também permite consultar extrato, tabela de pagamento ou atraso de depósito de empregadores, entre outros dados da previdência. Saiba como usar o simulador de aposentadoria do app Meu INSS no tutorial abaixo. 

Passo 1. Mesmo sem um cadastro no aplicativo é possível usar a calculadora de aposentadoria. Para isso, selecione a opção “Simulação de tempo de contribuição” no menu inicial e preencha o primeiro campo com sua data de nascimento.

Passo 2. Toque em “Adicionar vínculo” para inserir períodos de contribuição com o INSS, seja derivado de emprego com carteira assinada ou via contribuição individual. Preencha as datas de início e término no calendário.

Passo 3. Depois de preencher todos os períodos de contribuição, toque em “Simular” para ver um resumo. O app Meu INSS mostra no topo o tempo de contribuição total calculado a partir dos dados fornecidos. Abaixo, o programa exibe o período faltante para a aposentadoria.

Também é importante esclarecer que, se no resultado da simulação for informado que há ‘Vínculo com Pendência’, o segurado não precisa ir imediatamente a uma agência corrigir, uma vez que o vínculo já consta no cadastro do INSS e a análise da pendência já será tratada quando o segurado fizer o pedido de um benefício. 

O ‘Meu INSS’ é uma central de serviços que permite fazer agendamentos e realizar consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !