Fatos e mitos sobre as hemorroidas

Recôncavo News
As hemorroidas podem afetar qualquer pessoa, seja qual for a sua faixa etária. São vasos sanguíneos expandidos e salientes, localizados no ânus e no reto. 

Existem dois tipos de hemorroidas: as internas, que se desenvolvem dentro do ânus, que normalmente são detetadas pela perda de sangue durante a evacuação e que não causam dor, e as hemorroidas externas, em que os sintomas mais comuns são comichão na região anal, dor e sangramento. 

São mais fáceis de detetar, pois a inflamação é visível fora do ânus. O esforço feito para evacuar, uma dieta pobre em fibras e a incorreta postura ao evacuar são alguns dos fatores que levam ao aparecimento desta condição. 

Ainda existem alguns mitos em torno das hemorroidas, um tema muitas vezes difícil de abordar:

1. A obstipação intestinal pode levar ao aparecimento de hemorroidas – Fato. Não quer dizer que todas as pessoas que sofram de obstipação possam vir a ter hemorroidas, mas o esforço feito para evacuar pode levar ao seu aparecimento.

2. Comer muita pimenta causa hemorroidas – Mito. A pimenta apenas causa dor quando já existe inflamação, não despoleta o seu aparecimento.

3. Ficar muito tempo sentado na sanita pode causar hemorroidas – Mito. Não está diretamente ligado ao ato de estar sentado na sanita, mas sim ao fazer esforço para evacuar. Contudo, ao estar sentado na sanita, o seu músculo puborretal (responsável pela continência intestinal) não está completamente relaxado, daí ser aconselhada a posição de cócoras, que permite uma evacuação fácil. 

4. É possível prevenir o seu aparecimento – Fato. Pode fazê-lo através da ingestão de fibras e líquidos, manter um estilo de vida saudável e, se sofrer de obstipação, procure tratamento médico.

5. As hemorroidas são mais comuns nos idosos – Fato. Apesar desta condição estar inerente a muitos outros fatores, a idade também contribui para o seu aparecimento, embora não seja regra geral. Como a pele na terceira idade começa a perder a sua elasticidade, os idosos estão mais sujeitos a desenvolver a condição.

6. As hemorroidas provocam sempre dor – Mito. Pode não haver associação entre as hemorroidas e a dor, e exemplo disso são as hemorroidas internas que normalmente não causam dor e que se podem manifestar apenas com a presença de sangue nas fezes.

7. Exercício físico piora os sintomas das hemorroidas – Mito. Muito pelo contrário. Praticar exercício físico não só ajuda a prevenir o distúrbio, como alivia os sintomas, pois ajuda no funcionamento do intestino, fortalecendo também os músculos. 

8. Quem tem hemorroidas deve evitar fazer musculação – Mito. Apenas em estados mais avançados da doença é que o indivíduo deve evitar fazer exercícios que exijam muito esforço físico, já que o levantamento de pesos aumenta a pressão exercida nos vasos sanguíneos da região anal.

9. As mulheres têm mais propensão a desenvolver hemorroidas do que os homens – Mito. Mulheres e homens podem desenvolver a condição de igual modo. Porém, a gravidez é um grande fator para o seu aparecimento no sexo feminino.

10. A obesidade é um fator de risco para o aparecimento da condição – Fato. Habitualmente, a obesidade está associada à má alimentação e ao sedentarismo, dois grandes contribuintes para o aparecimento de hemorroidas. 

Quer sejam hemorroidas internas ou hemorroidas externas, este problema tem solução e deve ser tratado o mais rapidamente possível, de modo a evitar outras complicações e a causar desconforto. Não deixe que um tema considerado tabu interfira na sua saúde. 
Tags

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !