Atendimento ao cliente: 4 princípios essenciais

Recôncavo News
Porta de entrada, ou então a cara do negócio, o atendimento ao cliente é o princípio do contato do comprador com o produto. A conversão da oferta em compra, efetivação da venda e fidelização do cliente, dependem diretamente do atendimento que o mesmo recebe. 

Um bom atendimento vai muito além de ser bem-educado, honesto, tratar bem os clientes, pois esses são princípios básicos, mas é preciso ter um diferencial para obter sucesso nas vendas e fidelização. Além disso, a captação de novos clientes tem tudo a ver com o bom atendimento que a empresa presta. 

Muitas empresas divulgam seus produtos e serviços por meio de campanhas de mídia ou offline, realizando boa parte de suas vendas e/ou conversões por telefone. Porém, até mesmo esse tipo de campanha necessita de um bom atendimento. Além disso, com uma ferramenta de Call Tracking é possível identificar quais campanhas de mídia estão gerando mais resultados.

Para obter sucesso no atendimento é preciso não apenas entender tudo sobre o produto ou serviço que oferece, sobre suas vantagens e benefícios, mas além disso é necessário que o vendedor sinta liberdade, evitando travamentos na hora de solucionar um problema, enfrentar objeções ou até mesmo estruturar um processo para um atendimento incrível. Pensando nisso, reunimos os 6 princípios essências para do bom atendimento ao cliente. São eles:

1. Entender o cliente 

É impossível realizar um bom atendimento sem compreender o que realmente o cliente precisa. Por isso, é importante que, em cada atendimento, a equipe esteja consciente das motivações que levaram o cliente a entrar em contato. Pois é a partir dessa informação que será possível iniciar a demonstração dos produtos/serviços. 
É importante que o vendedor faça perguntas, investigue, se coloque no lugar do cliente, isso ajuda a entender exatamente o que o cliente precisa. Com isso, é possível resolver os problemas com mais rapidez e eficiência. Além disso, é importante realizar pesquisas periódicas que ajudem a revelar o que levou o cliente a buscar a empresa, procurando a fidelização dos mesmos.

2. Sentir prazer em servir 

O atendimento é uma das formas de servir, por isso, é preciso que haja prazer nessa prática para que se obtenha êxito. Para evitar enfrentar problemas com os clientes e perda de vendas, é importante que a empresa busque contratar pessoas que sintam prazer em servir e que se sintam motivadas pelo desafio constante de resolver os problemas dos clientes. 

Muitas empresas perdem vendas por não ter um bom atendimento. Por isso, a equipe de atendimento ao cliente deve ser uma unidade transformadora dentro da empresa, com isso, devem buscar converter os problemas e dúvidas, em satisfação e fidelização. É importante ter ciência de que nenhum cliente compra um produto para ter problemas ou para passar horas a fio com o serviço de atendimento. Por isso, é importante apresentar o produto com clareza, evitando problemas futuros. Pois, quando um cliente se sente servido, é naturalmente motivado a falar bem da marca. 

3. Manter a boa comunicação

Uma boa comunicação, com Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência é fundamental para um atendimento de sucesso. É fundamental expor as informações de forma clara e direta, no momento do atendimento. Além disso, é importante que a informação seja transmitida de forma que não confunda o cliente. Pois o atendimento é o reflexo da empresa, e caso não haja segurança na mensagem passada, a imagem da equipe acaba sendo prejudicada. 

4. Falar a língua do bom atendimento 

Pautado pelo tratamento profissional empreendido ao cliente, o bom atendimento precisa de técnicas. É importante que a linguagem empregada deve ser adequada ao cliente, com um vocabulário simples e claro. 

Umas das melhores táticas de crescimento nas vendas, um bom atendimento surte efeito a curto prazo e pode impactar, inclusive, no aumento de receitas do seu negócio. Porém, é importante lembrar que, ter clientes satisfeitos é uma das melhores propagandas que a empresa pode ter. 
Tags

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !