Plantão Policial

Como será o mercado de trabalho para 2019? Por quais graduações você deve optar?

Com as mudanças no mercado de trabalho, muitos jovens ficam na dúvida de qual carreira devem seguir. Como a demanda de cursos é muito grande, é comum ter dificuldade em escolher qual a melhor opção e se ela renderá bons frutos no futuro.

Antes de qualquer escolha, é importante conhecer o mercado de trabalho e saber se aquela carreira vai realmente ser bem sucedida.

Além disso, o jovem vai ter que lidar com um problema: juntar o que gosta de fazer com a profissão que tem mais oferta de emprego. Isso não é uma tarefa fácil.

Por que dar valor ao mercado de trabalho?

Na hora de escolher a profissão, não basta apenas olhar suas habilidades e competências. Existem diversas questões a serem consideradas na busca por um futuro profissional promissor.

Sendo assim, salário e satisfação pessoal devem estar equilibrados para que o sucesso venha naturalmente. A felicidade está diretamente relacionada com excelência e você dificilmente vai se destacar em uma carreira que oferece altos salários, mas que não atende às suas aspirações pessoais.

Neste contexto, as reflexões sobre a dinâmica do mercado não são fáceis e devem ser feitas com muita cautela.

Por isso, na hora de escolher uma profissão, busque aquela que ofereça maiores possibilidades de uma vida tranquila.

Analise também as possibilidades de progresso que o mercado oferece para a profissão que você vai escolher.

Outro detalhe é que você deve pensar em uma profissão com múltiplas possibilidades de atuação para ter sempre um plano B em caso de variações no mercado.

Quais graduações você deve optar?

Pensando no mercado de trabalho em 2019, selecionamos as carreiras que ainda vão continuar em alta para o próximo ano.

Administração

De acordo com o censo da educação superior de 2015, do Ministério da Educação, Administração é o segundo curso com maior número de matrículas no país. Ao todo, foram 766.859 alunos matriculados naquele ano.

Como você pode notar, a procura pelo curso é grande e isso se deve ao vasto campo de atuação que a carreira proporciona, como:

- Consultoria;

- Auditoria;

- Finanças;

- Planejamento estratégico;

- Marketing;

- Recursos humanos.

Direito

O Direito é uma área que forma milhares de profissionais todos os anos, e por isso há sempre espaço para bons profissionais, principalmente nos novos campos de atuação que têm nascido.

É o caso do Direito Digital: com o avanço da internet, aumentou a demanda de especialistas na investigação de crimes cibernéticos, como a exposição de fotos íntimas, violações à propriedade intelectual e antigos crimes que agora possuem roupagem cibernética, como estelionato, calúnia, plágio, etc.

Outra área com grande perspectiva de crescimento é a tributária. O Brasil é um país com cenário tributário desafiador e isso exige muito planejamento das empresas para evitar dívidas e até mesmo a falência.

É aí que surge o advogado tributário, responsável pela manutenção e gerenciamento das obrigações fiscais das empresas. Uma de suas funções é estudar formas de reduzir a carga de tributos de forma que o negócio continue lucrativo e eficiente.

E, por fim, mais um campo de atuação em alta na área jurídica é o direito societário. Com a crise no mercado brasileiro, muitas organizações internacionais visam adquirir empresas nacionais que estão em processo de falência. Assim, esse profissional de direito orientam as multinacionais nos processos de compra e venda de participações em sociedades, além de conciliar disputas de ações.

Marketing (foco em comunicação digital)

Nas últimas décadas a tecnologia mudou os hábitos de consumo dos consumidores e reorientou totalmente os rumos do Marketing. Além de continuar oferecendo serviços no modelo tradicional, os profissionais da área precisaram se adaptar ao complexo universo do marketing digital, atuando em novas áreas como:

- Analista de redes sociais;

- Analista de conteúdo;

- Analista de SEO;

- Gerente de performance;

- Gestor de inovação;

- Gestor de Marketing para e-commerce.

Ciências Contábeis

Considerada uma das profissões mais antigas do mundo, a área de Ciências Contábeis aparece como uma das dez com maior taxa de ocupação no país. De acordo pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), essa taxa é de 93,87% e explica por que o mercado para esta profissão continua aquecido nos próximos anos.

Medicina

O curso de Medicina é um dos cursos mais concorridos e desejados pelos jovens que querem ingressar na universidade. Porém, a concorrência não deve assustar, pois a profissão segue em alta, independentemente de qualquer crise.

As oportunidades dentro da carreira são grandes e a demanda por médicos cresce a todo ano, principalmente em regiões mais afastadas, que carecem de profissionais das mais diversas especialidades.

Gestão Hospitalar

Durante muito tempo os hospitais foram administrados por pessoas formadas em Administração. Porém, o ideal é que essas instituições sejam gerenciadas pelo gestor hospitalar, profissional que une competências administrativas com conhecimentos específicos sobre rotina hospitalar.

O mercado é bom e promete ficar ainda melhor, pois tanto a saúde pública quanto a privada têm demanda crescente de novos hospitais — e, consequentemente, precisa de bons administradores hospitalares para gerenciá-las.

Além de hospitais, o gestor hospitalar pode trabalhar em laboratórios de análises clínicas, maternidades, spas, clínicas médicas, casas de repouso, clínicas de estética, clínicas de fisioterapia e outras organizações de saúde.

Odontologia

O setor de Odontologia possui 96,22% de ocupação no país, perdendo apenas para Medicina, segundo dados do Ipea. Apesar de formar muitos dentistas todo ano, a empregabilidade para a carreira é alta, principalmente nas cidades do interior onde há mais carência desses profissionais.

A área de estética, por exemplo, teve grande crescimento nos últimos anos devido à criação de materiais e equipamentos de reabilitação oral. Outra área que se expandiu e criou muitas oportunidades é a de Odontologia Hospitalar. Nela, o cirurgião-dentista trabalha junto aos pacientes nas UTIs, com o objetivo de manter a saúde oral para prevenir o desenvolvimento de doenças respiratórias, muito comuns nesses leitos.

Como escolher a área certa para você?

Não é nada fácil escolher a profissão que irá acompanhá-lo por toda a vida. É uma decisão que requer muita pesquisa e, sobretudo, autoconhecimento. É preciso saber quais são suas habilidades e, a partir delas, analisar as opções mais adequadas.

Depois de fazer essa análise pessoal e identificar suas expectativas profissionais, é preciso ver o que cada curso oferece e encontrar um equilíbrio, algo que ofereça satisfação pessoal além de bons salários e possibilidades de crescimento.

Abaixo, você pode conferir algumas dicas práticas que vão ajudar nesta descoberta.

- Converse com profissionais de várias áreas;

- Leve em conta sua satisfação pessoal;

- Informe-se sobre diferentes carreiras e mercados;

- Participe de eventos e cursos de orientação profissional;

- Acesse o site UniAdvisor: Nesse site você encontra várias informações sobre os cursos de graduação e as faculdades do Brasil, isso o ajudará a escolher a melhor carreira.

Independente dos tempos de crise, muitas profissões estão com ótimas perspectivas para o futuro.

Mas lembre-se que o mercado muda e sempre é possível fazer uma revisão de vida.

Por isso, as pesquisas ajudam bastante a tomar a melhor decisão, direcionando com eficiência o tempo e o dinheiro investido em uma formação.