Vídeo que mostra meninos da Tailândia sendo resgatados em maca é boato

Recôncavo News
Um vídeo que circula nas redes sociais e em aplicativos de mensagem mostra mergulhadores levando uma maca em que supostamente está um dos meninos resgatados de caverna em Chiang Rai, no norte da Tailândia. 

A legenda que acompanha o vídeo afirma ainda que ele está sedado, mas é boato.

Na verdade, o vídeo não é atual e não foi gravado na Tailândia. As imagens são de mergulhadores franceses, da associação de resgate Spéléo Secours Français (SSSI), e estão no YouTube desde junho de 2010, com mais de 1 milhão de visualizações.

Uma das versões que circula junto com as imagens diz que os meninos foram sedados para serem levados pelos mergulhadores até a entrada da caverna. Isso também não procede.

O primeiro-ministro tailandês, Prayut Chan-o-chau, afirmou que os meninos receberam ansiolíticos (calmantes) antes de serem levados à superfície, segundo o “The Guardian”, mas eles fizeram o percurso acordados, sendo que cada um foi acompanhado por dois mergulhadores. Eles também seguravam em uma corda.

O vídeo viralizado traz ainda uma logo em tailandês. A logo é de uma página no Facebook chamada "เก่งแต่กับคนแก่ ผู้หญิง เด็ก", com cerca de 150 mil curtidas. 

Trata-se de uma expressão em tailandês. O post tailandês afirma que o vídeo é de uma equipe de mergulhadores frances e foi publicado em 8 de julho deste ano.

Junto com o vídeo francês também circula um desenho do minissubmarino idealizado pelo bilionário Elon Musk, fundador da Tesla. 

Mas, na verdade, o minissubmarino de Musk não se assemelha, de forma alguma, com a maca do vídeo viralizado. A cápsula submarina, porém, não foi usada no resgate. Com informações do Jornal Extra.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !