UFRB participa de lançamento do Projeto Recôncavo, em Cruz das Almas

Recôncavo News
A vice-reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professora Georgina Gonçalves dos Santos, participou do lançamento do Projeto Recôncavo, na última sexta-feira, dia 04, em frente ao Paço Municipal, no centro de Cruz das Almas.

O projeto é uma parceria de assistência técnica que visa fortalecer as cadeias produtivas da mandioca e da fruticultura. O investimento inicial previsto é de R$ 954.892,00 reais, no âmbito do Projeto Bahia Produtiva, executado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

O Projeto Recôncavo abrange ações para agricultores dos municípios de Cruz das Almas, Governador Mangabeira e Sapeaçu. As ações incluem a regularização fundiária e ambiental, construção de seis agroindústrias de beneficiamento de frutas, seis de beneficiamento da mandioca e a instalação de seis unidades didáticas de referência de difusão de tecnologias de produção e agroindustrialização da mandioca, inhame e frutas tropicais.

Projeto Recôncavo

O Projeto Recôncavo será realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e contará com o apoio das prefeituras municipais de Cruz das Almas, Governador Mangabeira e Sapeaçu.

Representando o reitor da UFRB, Silvio Soglia, que não pôde participar do evento devido a uma agenda internacional, as professoras Tatiana Veloso, Pró-Reitora de Extensão, e Georgina Gonçalves dos Santos, vice-reitora, prestigiaram o lançamento denominado no município de Cruz Mais Forte.

Georgina Santos reafirmou o papel da UFRB nos projetos de desenvolvimento envolvendo os municípios que a instituição integra. “Nós reafirmamos a missão da Universidade em trabalhar e contribuir não só com Cruz das Almas, mas também com um Recôncavo e um Estado mais fortes. Estamos à disposição para construir uma relação social fundada em princípios, a discussão com a agricultura familiar e com o homem do campo”, disse Georgina. Segundo ela, o Projeto Recôncavo, dentro das ações do Cruz Mais Forte, “é uma possibilidade de a gente aprender mais e fortalecermos a universidade deixando-a mais enraizada com a gente do lugar”, afirmou a vice-reitora.

Estiveram acompanhando o lançamento do projeto, a vice-reitora, Georgina Gonçalves; a pró-reitora de Extensão da UFRB, Tatiana Veloso; o diretor da EMBRAPA, Carlos Estevão; o Chefe-Geral da Embrapa de Cruz das Almas, Alberto Vilarinhos; o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Jerônimo Rodrigues; o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias; o prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto Pereira Filho, o Orlandinho, dentre outras autoridades.

A palestra de apresentação do projeto foi ministrada pela professora doutora Alicia Ruiz Olalde, que tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, políticas públicas e desenvolvimento regional. Com informações da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas e da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !