DICA: Saiba o que fazer em caso de infarto até o socorro médico chegar

Recôncavo News
As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte em países ricos e emergentes. Em todo o mundo, 17 milhões de pessoas sofrem de problemas no coração. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, 300 mil pessoas morrem por causa de problemas cardíacos todos os anos - isso representa uma morte a cada dois minutos. As mulheres são as principais vítimas de infarto no país e somam 60% dos óbitos.

A parada cardiorrespiratória é o momento em que o coração deixa de funcionar e a pessoa para de respirar, sendo necessário fazer uma massagem cardíaca para que o coração volte a bater. Sem os primeiros socorros, em cerca de três minutos sem oxigênio o corpo começa a sofrer uma lesão cerebral e, após cerca de dez minutos, as chances de sair ileso são praticamente nulas.

Um infarto pode ocorrer por diversos motivos. Os mais comuns são hemorragias, infecções respiratórias, uso de drogas, choques elétricos, asfixia, afogamento, intoxicação por medicamentos e sufocamento. Mas, na maioria das vezes, acontece devido a problemas cardíacos não tratados. Veja a seguir quais são os cuidados essenciais para manter a vítima consciente enquanto a ajuda médica não chega.

De acordo com o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Elcio Pires Júnior, você pode perceber que uma pessoa está infartando quando ela não apresenta pulsação ou movimentos respiratórios e as pupilas estão dilatadas. Outros sintomas são dores no peito, falta de ar, palpitação, suor frio e visão turva. “Ao presenciar essa situação, é preciso chamar imediatamente uma ambulância e iniciar a massagem cardíaca, para que a vítima tenha mais chances de sobreviver, pois a cada minuto sem socorro o risco de morte aumenta em 10%”, alerta o especialista.

Para saber como está a pulsação da pessoa, é preciso colocar o indicador e o dedo médio em cima de um artéria - pode ser na região do punho ou na região do pescoço. Mas é preciso tomar cuidado para não se confundir. O cardiologista explica que durante o infarto, às vezes, o pulso não está tão alterado devido à dor no peito. A dor pode fazer com que a pulsação aumente. A pulsação considerada normal tem que estar acima de 50 e abaixo de 100. Uma média é de 60 e 70 batimentos por minuto.

Qualquer pessoa pode fazer a massagem cardíaca em alguém que esteja sofrendo um infarto. Basta deitar a vítima no chão, com a barriga para cima, levantar ligeiramente o queixo e inclinar um pouco a cabeça da vítima para trás para que o ar passe pela garganta mais facilmente e pressionar o peito da vítima, perto do coração. Para fazer a pressão correta sobre o coração, deve se manter os braços esticados e usar o peso do corpo enquanto faz o movimento, que deve ser repetido a cada dois segundos. A massagem cardíaca não deve ser interrompida até o reinicio da respiração e a volta dos batimentos.

Se você estiver sozinho e começar a sentir uma dor muito forte no peito, que se irradia para o ombro esquerdo até a mandíbula, pode ser um início de infarto. Manter a calma, chamar uma ambulância e mastigar uma aspirina podem ajudar a manter os sentidos até o socorro chegar. Veja aqui outras dicas que podem te ajudar nessa situação. Com informações do Portal R7.
Tags

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !