Primeiro TEDx do interior da Bahia é promovido pela Faculdade Adventista da Bahia em Cachoeira

Recôncavo News
A FADBA em parceria com o SEBRAE e a Secretaria de Educação do município de Cachoeira, promoveram o I TEDxFADBA no Cine Theatro Cachoeirano, na tarde do dia 21 de Novembro. A instituição, que faz parte da maior rede de ensino do mundo, agora se insere na maior plataforma de compartilhamento de boas ideias do mundo.

O evento buscou espalhar boas ideias, mover e criar comunidades, discutir temas contemporâneos sobre diversos e interdisciplinares pontos de vista. A expectativa foi tornar o TED um fórum local para ideias dentro da comunidade, para inspirar pessoas a mudarem suas vidas, seu futuro e fazer a diferença.

Ricardo Cerqueira, empreendedor e consultor convidado, conta que achou impressionante a iniciativa da FADBA de promover um evento tão arrojado como este no interior do estado, “Foi emblemático ser o primeiro evento TED promovido por uma universidade na Bahia. Como o próprio slogan do TEDx diz, ele existe para inspirar pessoas e levar ideias que possam inspirar pessoas pelo mundo. Temos sempre em mente que devemos deixar algo que toque as pessoas e fomos inspirados aqui”

O tema deste TEDx foi “Mosaico”, de acordo com os organizadores a proposta foi a construção de um mosaico de ideias a respeito do local, das ações e das potencialidades existentes, e entre os temas abordados estiveram: liderança, desenvolvimento, empreendedorismo, música, saúde, cultura, valores e engajamento. Foram 10 palestrantes e 100 participantes, além de atrações musicais e artísticas.

“Eu achei muito bom abrir para esses diálogos, acho que trazer esse evento de construções de ideias para a cidade, atinge novos públicos. Estamos passando por uma fase de questionamentos e os temas estão sendo muito relevantes para mim”, relata a estudante de Serviço Social, da UFRB, Alana Brandão.

Mariana Serra, que entrou para a lista da Revista Forbes como uma das jovens mais promissoras do Brasil com idade até 30 anos, é idealizadora do projeto “Volunteer Vacation”, que atende projetos por todo o mundo, relata que o TEDx é uma oportunidade de trazer voz para diferentes pessoas, diferentes causas e impactar os que estão ouvindo.

“Consegui transformar meu medo em coragem para fazer o que eu amo e o que é meu propósito de vida, e hoje pude mostrar aqui. O evento atrai o olhar para o valor da cidade e traz princípios e propósitos para as pessoas locais. Isso é extremamente importante, pois faz as pessoas saírem da zona de conforto e atuarem” completa Mariana.  

Um dos temas abordados foi a música e sua evolução. O maestro Pablo Sanches explicou como são importantes essas reflexões sobre a música. “No momento em que entendemos a evolução e as transformações que a música sofreu ao longo da história, nós podemos compreender melhor a linguagem musical e criar critérios na escolha do repertório para nossas vidas, para usar na educação, na formação de jovens, entretenimento e espiritualidade”.

O público pôde presenciar a apresentação do Vocal Twana Tua Nzambi, um grupo africano que canta em sua língua local e é composto por estudantes da Faculdade Adventista da Bahia e utiliza a música como um meio para custear seus estudos.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, ressalta que uma das principais missões da instituição é fomentar o empreendedorismo e buscar a todo o momento desenvolver atividades que venham trazer um diferencial para as pessoas. “A parceria com a FADBA possibilita isso, pois tem o contato com um público muito grande, não só os alunos, mas todo um território, por isso somos gratos por essa sociedade.

Ricardo Caggy é professor da FADBA e foi o idealizador do evento, ele pontua que o propósito da instituição era inspirar pessoas e promover uma reverberação maior não só para a região, mas para o mundo inteiro. A oportunidade disso foi associar a nossa marca com a marca TED.

Ricardo conta que tem novos planos e que já está esboçando outro evento, que seriam o TEDx Woman, voltado para mulheres, TEDx health, com temáticas de saúde, e novas edições do TEDx FADBA. A FADBA é a primeira instituição da rede adventista a realizar este evento e também é pioneira nas universidades da Bahia a realizar um TEDx.

Sobre o TED

O TEDx (acrônimo de Technology, Entertainment, Design) é uma conferência privada, mantida por uma fundação sem fins lucrativos dos Estados Unidos destinada à “disseminação de ideias que merecem ser espalhadas", e à construção coletiva de conhecimento a partir da formação de uma comunidade de interessados nos temas debatidos.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !