Dentista explica como bactérias na boca podem causar infecções

Recôncavo News
A boca é uma porta de entrada para as bactérias invadirem o organismo e causar diversas infecções no corpo. Elas participam da primeira fase da digestão dos alimentos e, segundo a dentista Vivane Fellows, são "oportunistas e ficam esperando uma ferida ou inflamação para se proliferarem".

"Se o paciente tiver uma boa saúde bucal e uma correta higiene, elas não oferecem perigo, mas caso contrário estas bactérias podem causar infecções se estivermos vulneráveis. Estas infecções podem ser tanto nos dentes, como na gengiva".

A expert explica que pacientes com uma cárie mais profunda e a bactéria tenha chegado na polpa dentária, o problema acaba contaminando o canal radicular. "Quando me refiro a gengiva, é a inflamações periodontais como: gengivite ou periodontite. Estas infecções precisam ser tratadas cuidadosamente pelo profissional sendo através do tratamento endodôntico (tratamento de canal) no caso de infecção dentária ou tratamento periodontal no caso da gengiva".

Não tratar essas infecções pode causar complicações mais sérias no futuro como, por exemplo, as bactérias se espalharem para outros órgãos como pulmão, coração e levar até a morte. "Vale lembrar que algumas infecções podem ser silenciosas, não emitindo sinais de dor ao paciente e é aí que entra o conhecimento do cirurgião dentista em identificar uma infecção através do exame clinico ou radiográfico". Com informações da Revista Cara.
Tags

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !