Coelba alerta para aos cuidados na troca da antena analógica para digital para evitar acidentes

Recôncavo News
Até o final de 2018, o Governo Federal deve trocar todo o sinal analógico de TV do país por sinal digital. Na Bahia, 20 municípios terão o antigo sinal definitivamente desligado no próximo dia 27 de setembro. A programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema.

Para ter acesso aos canais abertos de TV com a nova tecnologia é preciso trocar a antena analógica por uma digital.  A troca é simples, mas precisa ser feita com segurança para evitar acidentes envolvendo a rede de energia elétrica. O trabalho deve ser realizado por profissionais qualificados, utilizando equipamentos de proteção.

Com o objetivo de garantir a segurança da população, a Coelba alerta para a importância de respeitar a distância mínima de 2,5m da rede elétrica antes de definir o local de instalação da antena.   Também é importante calcular se, no caso de ventos fortes e queda do aparelho, existe o risco de a estrutura tocar nas linhas de distribuição de energia.

Além da capital baiana, o sinal analógico será desligado, no dia 27 de setembro,  o sinal analógico será definitivamente desligado em outros 19 municípios do Estado:  Aratuípe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragojipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz.

A Seja Digital, instituição não-governamental responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital e para isso está distribuindo Kits, com antena e conversor, para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.


Confira alguns cuidados para instalar a antena com segurança:

- Instale a antena longe da rede elétrica. A distância mínima de segurança é de 2,5m da rede.

- Antes de instalar, avalie a altura da haste de sua antena e certifique-se de que, em caso de queda ou tombamento, ela não irá se aproximar da rede elétrica.

No caso de existir essa situação de risco, procure instalar em um ponto mais distante, respeitando a distância segura.

- Caso haja rede elétrica muito próxima do local da instalação da antena, antes de instalar ligue primeiro para a Coelba.

-  Ao instalar uma antena, fique atento. Caso a  haste que segura o equipamento quebre e caia na rede elétrica não pegue, ligue para avisar a Coelba.

- Não utilize materiais flexíveis, como bambus e canos (PVC), para apoiar ou ajudar na instalação da antena.

- Nunca instale antena se estiver chovendo, com ventos e relâmpagos.

- Contrate um profissional habilitado e treinado para fazer a instalação da antena.
Tags

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !