SAJ: Juiz Eleitoral reprova conta da campanha de Rogério Andrade

Recôncavo News
As contas da campanha do prefeito eleito de Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade (PSD), foram reprovadas em sentença assinada nessa segunda-feira, 19, pelo juiz eleitoral Pedro Henrique Izidro da Silva, da 202ª Zona Eleitoral de SAJ, segundo informações do Blog do Valente. Em contato com o prefeito eleito, ele informou que a situação foi ocasionada por um equivoco do banco no momento de uma doação para a campanha. De acordo com Rogério, o empresário fez a doação como pessoa jurídica, o que nas eleições 2016 foi proibido pelo Tribunal Superior Eleitoral, TSE.
Segundo a legislação, os recursos destinados às campanhas eleitorais somente são admitidos quando provenientes de: recursos próprios dos candidatos; doações financeiras ou estimáveis em dinheiro de pessoas físicas; doações de outros partidos e de outros candidatos; comercialização de bens e/ou serviços ou promoção de eventos de arrecadação realizados diretamente pelo candidato ou pelo partido; e receitas decorrentes da aplicação financeira dos recursos de campanha.
Porém, como o empresário tinha o mesmo nome da pessoa jurídica, o banco acabou lançando o valor como empresa doadora. Ainda segundo Rogério Andrade, o erro foi detectado pelo setor jurídico da coligação A Força do Trabalho ainda durante a campanha e o valor foi devolvido e realizada uma nova doação de maneira legal. Após isso, a própria coligação informou o fato a Justiça Eleitoral.
Rogério afirma também que o Ministério Público Eleitoral deu parecer favorável pela aprovação contas. Em Salvador, o prefeito reeleito ACM Neto também teve as suas contas rejeitadas pela Justiça Eleitoral em função de irregularidades na prestação de contas de 2016 e na utilização de recursos do fundo partidário de forma não comprovada. O processo ainda está sendo julgado em primeira instância e cabe recurso no TRE em ambos os casos.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !