Pesquisadores americanos alertam sobre caso raro de Zika no interior baiano

Recôncavo News
0
A gravidez de uma jovem do interior da Bahia, interrompida de forma trágica, mudou o entendimento dos médicos e cientistas sobre o vírus da zika. Seu bebê, abortado de forma induzida no oitavo mês de gestação, nasceu morto, com anomalias congênitas à infecção pelo vírus nunca antes relatadas.
O caso da mulher de 20 anos, moradora de uma cidade pequena (são as únicas informações que os envolvidos nos estudos revelam), foi relatado ontem na revista científica Plos Neglected Tropical Diseases, uma das mais importantes do mundo. 
O trabalho relata o primeiro caso no mundo com uma condição conhecida como hidranencefalia, no qual a massa cerebral desaparece e a cavidade é tomada por um líquido, calcificações intracranianas e diversas outras lesões.
“O cérebro fica destruído”, diz o professor de clínica médica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Antonio Raimundo de Almeida, que também é diretor-geral do Hospital Roberto Santos (HGRS). 
Ele assina o artigo junto com o médico fetal Manoel Sarno e pesquisadores americanos das Universidade Yale e do Texas. Todos eles observam que o bebê apresentou ainda uma outra característica que até então não tinha sido relacionada ao zika: a hidropsia, ou seja, o acúmulo de líquido em diversas partes do corpo. 

FluidosDois pontos chamaram a atenção nesse caso. Primeiro, as alterações em outros órgãos que não são do sistema nervoso central. “Constatamos a presença de líquido em diversos compartimentos fetais. É a chamada hidropsia”, explica Almeida. Segundo, o fato de a paciente ter sido assintomática, ou seja, não ter sofrido com qualquer tipo de sintoma relacionado à doença. Até a 14ª semana, a própria gestação seguia normal, quando foram identificadas as primeiras alterações.
A partir da 18ª semana, exames de ultrassom chamaram a atenção pelo fato de o bebê ter alterações cerebrais graves. No final da gestação, começou a ser notada hidropsia fetal. Para realizar os exames, os médicos retiraram partes do tecido cerebral, da medula espinhal e o líquor (fluido corporal). O vírus foi achado em todos os locais.
“Fizemos exames para afastar as outras doenças que provocam hidranensefalia, como toxoplasmose, megalovírus, rubéola e sífilis. Nada disso foi detectado. Só o zika”. A partir daí, eles sequenciaram o genoma do vírus, ou seja, identificaram seu DNA. “A variante é asiática. É do mesmo tipo que circula pelo Nordeste e inicialmente foi encontrado em Natal e na Paraíba”, diz.
Alerta

O primeiro caso publicado no mundo de hidranencefalia via zika deixa em alerta os médicos. “Por isso, achamos importante comunicar à comunidade científica esse fato”.  Almeida afirma que no início do ano foram registrados dois casos de abortos causados pelo zika. Mas o daqui é o primeiro que traz a hidraencefalia. “De qualquer forma, esses três casos mostram que nós devemos estudar mais os abortos”, indicou.

Perguntado sobre o grau de preocupação com o zika após a descoberta, não faz rodeios: “Muita preocupação! A gente acha que essa questão do zika com a microcefalia, e agora com a hidranencefalia, é a ponta do iceberg de algo que pode ser mais sério do ponto de vista do envolvimento do sistema nervoso central e talvez de outros órgãos”. O professor ainda disse que houve bastante cuidado antes da divulgação do estudo. “Mas tínhamos que relatar. Será que o zika aumenta o risco de ter hidranencefalia?”, concluiu. Fonte: Correio.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !