Supercomputador mais rápido da América Latina é inaugurado na Bahia

Recôncavo News
O supercomputador mais rápido da América Latina e um dos mais velozes do mundo foi inaugurado nesta quarta-feira (27), em Salvador. De acordo com informações da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), o Cimatec Yemoja (nome original de Yemanjá, na língua iorubá) funciona no Centro de Supercomputação para Inovação Industrial do SENAI Cimatec e introduz a Bahia no universo das pesquisas em computação de alto desempenho.
Com capacidade para realizar 400 trilhões de operações por segundo, o projeto dará prioridade ao estudo e otimização da tecnologia chamada Full Waveform Inversion (FWI). Ela têm como objetivo capacitar recursos humanos e impulsionar a indústria, oferecendo soluções tecnológicas que irão otimizar a identificação e extração de recursos naturais do subsolo, para superar os desafios das operações no pré-sal.
Para viabilizar o Centro de Supercomputação para Inovação Industrial do SENAI Cimatec, serão investidos R$ 60 milhões ao longo de três anos, incluindo equipamentos, infraestrutura, pesquisa e gastos operacionais.
No projeto, está sendo implantado um centro de excelência de nível internacional em computação de alto desempenho voltado para a indústria de óleo e gás, que irá atuar no desenvolvimento de estudos em campos complexos, como os do pré-sal. Fonte: G1.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !