Invicto no segundo turno, o Bahia fez mais uma vítima neste domingo (9). O tricolor não tomou conhecimento do Vasco e goleou o adversário, em São Januário, por 4 a 0, pela 23ª rodada da Série A.
Souza, no primeiro e segundo tempo, e Jones carioca, duas vezes no segundo, marcaram os gols da vitória brilhante. Com o resultado, o esquadrão chegou aos 27 pontos ganhos, subiu para a 14ª colocação e abriu cinco pontos da zona de rebaixamento.
Agora, a equipe do técnico Jorginho, que ainda não perdeu desde que chegou ao clube, se prepara para enfrentar o Sport, na próxima quarta-feira (12). A partida, válida pela 24ª rodada, será realizada na Ilha do Retiro.
O primeiro tempo não foi de muitas emoções para o torcedor. O Vasco assustou o goleiro Marcelo Lomba aos dez minutos. Alecsandro chutou forte de dentro da área e a bola passou tirando tinta da trave.
Já aos 33, o tricolor errou saída de bola e Alecsandro aproveitou para levantar na área. Livre, Eder Luis foi impedido por Danny Morais de abrir o placar.
Mas, pela primeira vez que chegou com perigo ao gol o Bahia mostrou eficiência. Aos 40, Jones carioca levantou bola na área e Souza, de cabeça, fez o primeiro.
Na volta para o segundo tempo, o esquadrão não deixou os donos da casa respirarem e fez o segundo logo aos quatro minutos. Zé Roberto se livrou de marcação e cruzou para Jones Carioca na área. Na primeira tentativa, o atacante furou, mas na segunda acertou o chute e ainda contou com a ajuda da trave para ampliar.
Nome do jogo, Jones atormentou a zaga vascaína. Aos 13, o atacante aproveitou contra-ataque, entrou livre na área e ainda driblou Fernando Prass para abrir a goleada em São Januário.
Com o triunfo garantido, o técnico Jorginho fez a primeira alteração na equipe. Aos 19, Zé Roberto deu lugar a Mancini.
Aos 25, Jones Carioca, inspirado, achou Souza livre na área. O camisa nove teve tempo de dominar e chutar no contra-pé de Fernando para fazer o quarto.
Entregue em campo, o Vasco ainda ficou com um homem a menos aos 30. Jonas fez falta dura e levou cartão vermelho.
Aos 32, o nome da partida foi substituído por Jorginho. Jones saiu para a entrada de Elias. Um minuto depois foi a vez de Kleberson entrar na vaga de Fahel.
Nos últimos dez minutos, o esquadrão tocou a bola e, sobe gritos de olé da torcida adversária, em protestos contra o técnico Cristóvão Borges, garantiu a vitória maiúscula fora de casa.
Vasco 0 x 4 Bahia / 23ª rodada da Série A
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 09 de setembro de 2012
Horário: 18h30
Árbitro: Raphael Claus (CBF/SP)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa/PR) e Danilo Ricardo Simon Manis (CBF/SP).
Cartões amarelos: Fahel (B); Douglas (V)
Cartões vermelhos: Jonas (V)
Gols: Souza e Jones (B)
Vasco
Fernando Prass; Jonas, Douglas, Luan e Fabrício; Nilton, Felipe Bastos, Juninho e Jhon Cley (Tenório); Eder Luis (Eduardo Costa)e Alecsandro. Técnico: Cristóvão Borges.
Bahia
Marcelo Lomba; Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel (Kleberson), Diones, Hélder e Zé Roberto (Mancini); Jones (Elias) e Souza. Técnico: Jorginho.