UFRB em Cruz das Almas tem terreno regularizado pelo Estado

Recôncavo News
0


A assinatura da escritura de doação, que regulariza a situação fundiária da sede da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), em Cruz das Almas, foi realizada na tarde desta quinta-feira (2), no prédio da Governadoria do Estado, Centro Administrativo da Bahia (CAB). O evento contou com a presença do governador Jaques Wagner, dos secretários da Administração (Saeb), Manoel Vitório, e da Educação, Osvaldo Barreto, e do reitor da universidade, Paulo Gabriel Soledade Nacif. Foi doado, em benefício da instituição, um terreno de aproximadamente 1.380 hectares, repassando o domínio fundiário da unidade à instituição.

Com a ação, a UFRB poderá realizar melhorias e ampliações na estrutura física, como destaca Nacif. “O terreno, situado no centro de Cruz das Almas, já é utilizado pela universidade. Essas terras haviam sido desapropriadas em 1938, mas o processo não tinha encerrado e, para que a gente comprovasse que tinha posse do terreno, era necessária uma série de escrituras e documentos que agora vai ser resumida em um único. A situação gerava insegurança com vizinhos, com posseiros, impossibilitava mudanças e isso agora faz parte do passado”.

A doação obedece trâmites legais, que incluem a transferência nominal da área entre Estado e UFRB, com registro em cartório. “Há setenta anos este processo aguardava regularização e nós conseguimos resolver. Este é um resgate histórico importante, inclusive impedia o crescimento da universidade em função desta pendência”, disse Manoel Vitório.

UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi criada em julho de 2005, a partir do desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sediada em Cruz das Almas, e possui unidades instaladas nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Cachoeira. Ao longo dos últimos sete anos, foram implantados 37 cursos de graduação e 15 de pós-graduação, sendo dois cursos de doutorado, nove de mestrado e três de especialização, onde convivem 7.835 alunos, 519 professores e 483 técnicos administrativos. ASCOM.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !