Biofábrica de SISAL em Cruz das Almas produzirá 1 milhão de mudas

Recôncavo News
0
Dois pesquisadores mexicanos da Universidade Autônoma de Ganajuato estão na Bahia para ensinar a pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) uma técnica da micropropagação por cultura de tecidos.

A técnica será usada na biofábrica do sisal, que será construída em Cruz das Almas, em 2013.

As aulas vão durar uma semana, com encontros teóricos e práticos para a transferência da tecnologia. A técnica consegue, por meio de uma célula da planta, criar uma muda. Com isso, acelera a produção de novos exemplares, que são mais fortes que os encontrados na natureza.

“A visita dos pesquisadores vai nos economizar algo em torno de dois anos de trabalho, tempo que levaríamos para desenvolver a técnica que eles dominam”, disse a pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação da UFRB, Ana Cristina Fermino.

Com a nova técnica, a biofábrica deve produzir um milhão de mudas para distribuição nas 76 cidades baianas que possuem produtores de sisal.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Câmera, a intenção do projeto é recuperar a lavoura do sisal, que passa por um problema de produtividade devido à podridão vermelha e à falta de conhecimento científico na produção. Fonte: Tribuna da Bahia.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !