Amargosa, Cruz das Almas e Senhor do Bonfim são destaques do Portal UOL

Recôncavo News
0
Nas festas de São João deste ano, as cidades do Nordeste serão unânimes em um ponto: todas elas farão homenagens ao artista Luiz Gonzaga, cujo nascimento completa um século em 2012. Coincidência irônica, a região vive, nos dias de hoje, a dura realidade descrita na música “Asa Branca”, a mais famosa obra do “Rei do Baião”: falta d'água, perda de gado e pés de plantação em petição de miséria.

A estiagem, porém, não foi suficiente para cancelar os festejos: em alguns casos, apenas podou-os. Houve cidades que cortaram pela metade os dias de evento, mas muitas mantiveram sua programação megalomaníaca, com shows de astros nacionais e estrutura para receber milhões de pessoas. 

Amargosa (BA)

Localizado no Recôncavo Baiano, a 240 quilômetros de Salvador, o município de Amargosa promove uma das principais festas de São João da Bahia. Neste ano, o evento na cidade será realizado entre os dias 21 e 24 de junho e terá como tema a Literatura de Cordel, mas também irá contar com shows de grandes nomes do cenário musical nacional, como Luan Santana, Cavaleiros do Forró e Geraldo Azevedo. Os festejos acontecerão na Praça do Bosque, em cuja área de 29 mil m² será montada uma cidade cenográfica, onde serão vendidas bebidas, comidas típicas e artesanatos.


A seca que atinge o interior da Bahia, porém, acabou por afetar a festa, cuja realização foi defendida pelo mandatário local. “Caso não realizássemos os festejos, o impacto negativo na economia do município seria muito grande”, afirma o prefeito de Amargosa, Valmir Sampaio, que realizou alguns ajustes para reduzir os investimentos com o evento. Um deles foi diminuir a duração da festa de dez para quatro dias.

Cruz das Almas (BA)

A festa de São João do município de Cruz das Almas, uma das maiores do Estado da Bahia, parece não haver se abalado com a seca que atinge o Nordeste. “A Bahia e o Nordeste vivem um momento difícil com esse período de estiagem. Por esse motivo, muitos municípios não vão realizar suas festas. Com muito esforço, nós mantemos a festa e nossa grade de atrações”, disse o vice-prefeito da cidade, Valtércio Cerqueira.


Na programação deste ano, que vai de 21 a 24 de junho, 77% dos artistas são provenientes da própria Cruz das Almas, como a Filarmônica Euterpe Cruzalmense. Grupos de projeção nacional, como Raça Negra, Calcinha Preta e a dupla Fernando e Sorocaba, também marcarão presença nos festejos da cidade. A prefeitura da cidade vai aproveitar as festas juninas para inaugurar, no dia 1º de junho, a “Escola Pública do Forró”, para fortalecer a cultura local. O município de Cruz das Almas está a 157 km de Salvador.

Senhor do Bonfim (BA)

Considerada a "Capital Baiana do Forró", mas afetada pela estiagem que aflige o Nordeste, a cidade de Senhor do Bonfim reduziu sua festa de São João deste ano de seis para três dias. Os festejos acontecerão entre 22 e 24 de junho e terão como destaque Alcymar Monteiro, Os Magníficos, Trio Nordestino e Zelito Miranda.


O Arraiá da Tapera também vai homenagear os cem anos do nascimento de Luiz Gonzaga e a cidade, que está a 380 km de Salvador e a 120 km de Petrolina (PE), se prepara para receber milhares de visitantes.

Fonte: Portal UOL Viagens

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !