A Fifa anunciou, oficialmente, a presença de Salvador e Recife como sedes da Copa das Confederações, que acontece entre os dias 15 e 30 de junho de 2013 no Brasil.
O comunicado foi feito na manhã desta terça-feira, 22, em Budapeste, na Hungria, onde o Comitê Executivo da entidade se reuniu para uma sessão dirigida pelo seu presidente, Joseph Blatter.
Pelo comunicado da FIFA, foram preparados calendários de jogos incluindo quatro, cinco e seis cidades-sedes. Segundo a Fifa, este procedimento foi realizado “a fim de garantir flexibilidade em relação à situação no momento oportuno, no mais tardar em meados de novembro”.
Além de Salvador e Recife, também estarão na Copa das Confederações as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro, já confirmadas anteriormente.
Pela previsão da FIFA divulgada em fevereiro, a abertura será no Estádio Nacional de Brasília e a final, no Maracanã, no Rio de Janeiro. As oito seleções serão divididas em dois grupos durante o Sorteio Final, previsto para São Paulo, em 1º de dezembro. Os ingressos começam a ser vendidos pouco depois.
Até agora, estão confirmados na Copa das Confederações o Uruguai (campeão da Copa América), o Japão (vencedor da Copa Asiática), o Brasil (país sede) e a Espanha (campeã mundial). Os demais serão os campeões da Copa Africana de Nações de 2013, da UEFA Euro 2012 e da Copa da Oceania de 2012.
Há uma grande expectativa que a Fifa confirme da capital baiana como sede de um dos jogos da Seleção Brasileira no evento, assim como a decisão de 3º e 4º lugares.
Segundo reportagem publicada no dia 16/5 pela Folha de São Paulo, o time nacional fará os três primeiros jogos da primeira fase nos dias 15, 19 e 22 de junho (sábado, quarta-feira e sábado, respectivamente).