Em jogo histórico, Bahia quebra jejum e volta a gritar "é campeão"

Recôncavo News
0

O que faltou em emoção no BaVi do Barradão sobrou no de Pituaçu. Em uma partida eletrizante, Bahia e Vitória honraram as camisas e a tradição do maior clássico do Norte-Nordeste no empate por 3 a 3 que deu ao Bahia o título de campeão baiano de 2012. No jogo de ida tamnbém houve empate, por 0 a 0, e o título ficou com o Tricolor em função da melhor campanha ao longo da competição.

Na data que marcou o 113º aniversário do time Rubro-negro, quem fez a festa foi a torcida Tricolor, que voltou a gritar "é campeão" pela primeira vez após 11 anos de jejum de títulos. A última vez tinha sido em 2001. Foi o 44º título do Bahia retoma a hegemonia histórica da competição frente a um adversário que com 26 canecos estaduais, os 9 últimos conquistados nos últimos 13 anos.

O Jogo

Precisando do triunfo, o Vitória lançou-se ao ataque e nem precisou esperar muito tempo para converter em gol a pressão sobre o adversário: Victor Ramos avançou livre de marcação pela intermediária e cruzou para Neto Baiano, que subiu mais alto que o grandalhão Rafale Donato e mandou por cobertura para fazer 1 a 0.

O troco do Bahia foi imediato: aos 8min, Gabriel bateu a falta da direita para o lado esquerdo e encontrou Fahel, livre de marcação. Ele teve tempo de dominar e bater à queima roupa, em cima do goleiro Douglas, que não conseguiu segurar.

Aos 16min, Titi salvou duas vezes em tentativas de Neto Baiano após cobrança de escanteio: a primeira de cabeça, a segunda com o pé direito, desviando o suficiente para que a bola batesse na trave esquerda de Lomba.

Aos 18min, o técnico Ricardo Silva teve de queimar sua primeira alteração, e logo numa posição que não tinha substituto: saiu o lateral-direito Romário, que contundiu-se na dividida com Lulinha, e entrou o zagueiro Gabriel.

Aos 33min, Douglas redmiu-se evitando um golaço de Lulinha. Ele recebeu na pequena área o cruzamento rasteiro de Fahel e tocou de letra, exigindo boa defesa do goleiro rubro-negro. E aos 36min, Lulinha voltou a desperdiçar uma chance incrível de fazer o gol da virada, ao escapar livre do meio de campo, abrir demais o compasso para passar por Douglas e, sem ângulo, mandar para fora.

Melhor em campo, o Bahia chegou ao segundo gol em uma falha grosseira de Douglas, que saiu catando borboleta na falta cobrada por Gabriel e deixou a bola entrar mansa para o gol vazio.

Os jogadores do Vitória partiram para cima da arbitragem reclamando falta sobre o goleiro e por pouco a confusão generalizada não tomou conta do gramado do Pituaçu, com troca de empurrões e xingamentos de lado a lado.

As emoções começaram logo cedo no segundo tempo: aos 2min, Victor Ramos falhou e Souza aproveitou a sobra para carimbar o poste esquerdo de Douglas. Mas aos 7min, Diones foi flagrado pelo árbitro Wilson Seneme derrubando Victor Ramos na área após cobrança de escanteio. Pênalti que Neto Baiano converteu, alcançando a marca histórica de 27 gols na artilharia do Baianão e igualando-se a cláudio Adão como maior artilheiro da história da competição.

O placar de 2 a 2 ainda dava o título ao Bahia, mas aos 11min o Vitória virou o marcador com um golaço: Tartá enrolou-se com a zaga tricolor na área e a bola sobreou para Pedro Ken, com muita categoria, lançar a bola na cabeça de Dinei que, de peixinho, marcou o terceiro gol rubro-negro, incendiando de vez a torcida rubro-negra na área de visitantes do Pituaçu.

Pressionado pela própria torcida, o técnico Paulo Roberto Falcão promoveu a primeira alrteração em sua equipe aos 18min: tirou o volante Fahel para a entrada do meia Morais. E enquanto a torcida protestava pela a entrada de Vander, o Bahia chegou ao terceiro gol após mais uma cobrança de falta de Gabriel. Rafael Donato cabeceou, Douglas rebateu e Diones fez o gol do título.

Anrtes do apito final, ainda houve tempo para duas defesas milagrosas e as expulsões de Uelliton, Vander e Souza. Emoção até o último minuito de jogo e alívio para a torcida tricolor no apito final de Seneme.

BAHIA 3 x 3 VITÓRIA
Campeonato Baiano - Final

Local: Pituaçu, em Salvador (BA)
Data: 13/05/2012
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP/Fifa), auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (MG/Fifa) e Rodrigo Pereira Jóia (RJ/Fifa)
Renda: R$ 795.585,00
Público: 32.157 pagantes
Cartões amarelos: Fahel e Diones (B); Tartá, Victor Ramos e Pedro Ken (V)
Cartões vermelhos: Uelliton (V) e Vander e Souza (V)
Gols: Neto Baiano, aos 4min, Fahel, aos 8min e Gabriel, aos 45min do primeiro tempo; Neto Baiano, de pênalti, aos 7min, e Dinei, aos 11min e Diones, aos 27min do segundo tempo

Bahia
Lomba; Madson, Rafael Donato, Titi, Gerley; Fahel (Morais), Diones, Hélder; Gabriel (Vander); Lulinha e Souza
Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Vitória
Douglas; Romário (Gabriel Paulista), Victor Ramos, Rodrigo e Saci; Uelliton, Rodrigo Mancha, Pedro Ken e Tartá; Marquinhos (Dinei) e Neto Baiano
Técnico: Ricardo Silva

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !