Econômica: Comerciantes alegam prejuízos com greve da PM

Recôncavo News
0
Cerca de 140 associações e comerciantes da Bahia vão ingressar com ações judiciais contra o Estado motivados pelos prejuízos causados pela greve da Polícia Militar da Bahia.

“Esta greve trata-se de segurança pública e esse é um dever do Estado, conforme diz o Artigo 6º da Constituição Federal”, argumenta o advogado Cândido Sá, cujo escritório vai representar as causas.

“Independente do motivo da greve, o resultado final é que o comerciante está com as suas vendas comprometidas pela falta de segurança pública”, diz Cândido Sá.

Além de comerciantes de Salvador, procuraram o escritório lojistas de Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Cruz das Almas, Feira de Santana e Luís Eduardo Magalhães. Para dar início ao processo, é necessário que o lojista apresente o contrato social e o último balancete da loja.

Prejuízo milionário - Na Liberdade, bairro que sofreu vários saques desde quinta-feira, o comércio  reabriu as portas. Mas algumas lojas, como as da rede Insinuante, optaram por continuar com as atividades suspensas.

O gerente da loja Stock Enxovais, Fábio Lima, fala sobre o clima de apreensão no comércio da Estrada da Liberdade. “As lojas estão abrindo um pouco mais tarde e fica um esperando o outro abrir a loja para abrir a sua também. Estamos apreensivos porque ainda não vimos policiamento nas ruas. Vamos ficar atentos aos boatos de arrastão. Se houver algum, vamos fechar”, disse Fábio.

Situações como essa têm gerado um prejuízo milionário ao varejo baiano. “Há um custo violentíssimo nesta não geração de negócios. De terça a domingo, o prejuízo foi acima de R$ 200 milhões”, estima o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta.

Prejudicados - O comércio do Estado reúne 45 mil lojas e gera 255 mil empregos diretos. O diretor do Conselho do Comércio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL), Haroldo Nunes, afirma que os micro e pequenos empresários são os mais prejudicados pela insegurança no Estado. “São comércios familiares e que não têm seguro contra furtos”.

Fonte: A Tarde
Tags

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !