Nazaré abriga no período da Semana Santa a maior feira de artesanato ao céu aberto do Brasil. Realizada há mais de três séculos, a Feira de Caxixis está incorporada à cultura de seu povo, que todos os anos se preparam para receber cerca de 100 mil pessoas durante 5 dias de festa. De toda parte do mundo, os visitantes buscam na feira, principalmente os objetos decorativos e utilitários confeccionados pelos oleiros de Maragogipinho. São 220 stand’s repletos de peças, são bonecas/bonecos, moringas, pratos, cofres de porquinhos, luminárias, talhas, algidares, mandalas, potes de diversos tamanhos, caxixis e outras milhares de peças de uma originalidade indescritível.
Compõe a Feira também praça de alimentação e bebidas, além de praça de show’s musicais, com diversidade de atrações, que garantem aos participantes noites de muita animação. Este ano sobem ao palco principal: Jau, Edson Gomes, Jorge Vercillo, Black Style, Canindé, Diamba, Hélio & Júnior, Harmonia do Samba e grandes atrações locais.
Considerado um dos atrativos da Feira de Caxixis, o teatro Paixão de Cristo reúne 50 atores nazarenos e 150 figurantes, que dedicados apresentam a história da “Vida, Paixão e Morte de Jesus”, de uma forma bastante realista, transmitindo muita emoção para os espectadores. A peça é encenada na Sexta-feira Santa. Jesus será interpretado pelo ator Reno Moraes, também diretor do espetáculo; Marcia Dórea viverá Maria, a mãe do Salvador. O espetáculo é encenado em duas horas. A Paixão de Cristo de Nazaré é uma grande oportunidade de vivenciar a mais emocionante história da humanidade.
A Feira de Caxixis este ano agregou a responsabilidade social ao evento, destacando a importância de colaborar com entidades que desenvolvem importantes ações junto à comunidade Nazarena e cidades circunvizinhas. A Campanha Caxixis Solidário – Doe o que puder, com o que tiver, vai beneficiar as entidades: Hospital Gonçalves Martins e Abrigo Paulo de Tarso. A ação será direcionada para coleta de alimentos não perecíveis durante o período da Feira (20 a 24 de abril), que serão doados posteriormente aos órgãos citados. Os pontos de coletas serão na Praça Municipal (durante o dia) e na Central de Abastecimento (durante a noite).
Milena Figueiredo
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Nazaré/BA
Milena Figueiredo
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Nazaré/BA
Nossa esse caxixi vai ser "o bichoo"!
ResponderExcluirvai ser uma otima feira d caxixis e eu quero ser a mis caxixis bjss! para toda produção do evento!
ResponderExcluirBela matéria Milena, parabéns!
ResponderExcluiradoro a feira de caxixis vou todos os dias as atracoes sao um maximo bjos a equipe qua produz essa festa maravilhosa...
ResponderExcluirComo seria sensato separar o profano do religioso,nesse periodo tao sensivel da humanidade!!!Tenho esperança que algum dia isso acontecerar!!!!
ResponderExcluirAMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII. NAZARÉ TÁ DE PARABÉNSS!!
ResponderExcluir