Foi realizada nesta quarta-feira na Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, uma reunião para debater o tema mais polêmico da cidade: a batalha de espadas do São João.
Estiverem presente espadeiros, simpatizantes da brincadeira, o Secretário de Cultura Mario do Jornal e o vereador Antonio Paulino.
Um dos temas abordado foi a regulamentação do fábrico e queima dos artefatos no município.
Na reunião também foi anunciada a criação da ASPEC ( Associação de Produtores de Espadas de Cruz das Almas).
Na reunião também foi anunciada a criação da ASPEC ( Associação de Produtores de Espadas de Cruz das Almas).
Ainda foi discutido os locais onde devem ser proíbido a queima de espadas e também um novo local para a já tradicional batalha do dia 24 de Junho, que sempre foi realizado na Praça Senador Temístocles e que a partir desse ano deverá ocorrer em outro local.
Essa foto mostra que ñ existe essa conversa de espadeiro consciente.
ResponderExcluirOnde já se viu ter consciência numa festa regada a mto alcool???
Me poupem viu, devia existir arenas ou locais fechados pra quem quiser participar.
Sou contra acabar com a tradição, mais já passou da hora de organizar a festa que virou bagunça.
Espada mata, espada fere, espada espanta turista.
ResponderExcluirDiga Não a essa tradição estúpida.
Só acho que a guerra não cabe mais no centro comercial, a cidade ta crescendo e o centro fica horrivel cheio de papelão nas fachadas logo quando a cidade recebe mais turistas.
ResponderExcluirTradição imbecíl, tem que acabar mesmo, sou totalmente contra.
ResponderExcluirQuem paga pelos danos causados? Essa prática constitui crime e ninguem toma as medidas cabíveis.
ResponderExcluirTodo ano tem reunião, e nunca se toma decisões.
ResponderExcluirFalta vergonha na cara aos governantes, pra poder repudiar essa tradição destrutiva.
Eu fico triste em saber que muitos pensam em acabar com uma tradição tão bonita, mas também muito perigosa. Realmente, a partir do momento que o álcool toma conta da conciência do espadeiro não existe conciencia. Mas se existe a proibição e existe a infração, cabe ao orgão responsável por manter a ordem, realmente fazer valer a ordem.
ResponderExcluirÉ incabível pensar em acabar com a guerra de Espadas, porque o São João de Cruz das Almas ficou conhecido justamente por causa dela, os turistas vão a cidade por causa das espadas e não por causa das atrações do Arraial. Com certeza, a guerra atrai mais turistas do que espanta.
É preciso sim que se faça a valer a ordem e a justiça, mas também é preciso que a tradição continue.
Infelizmente a Impressa tenta manchar a festa, que realmente é perigosa e fere quem não tem nada a ver com a situação, mas as ocorrências não são tão corriqueiras quanto se pintam na impressa.
Saudações.
Saulo Henri
Mara Brito!
ResponderExcluirCheguei acerca de três anos a cidade e fiquei estarrecida com a situação, pois muitos participantes utilizam a espada como arma a fim de ferir, ou até mesmo matar seus adversários. Esta prática é incabível porque além de tirar a beleza de uma das festas mais linda do Nordeste brasileiro causa prejuizos a população que não participa, aos novos moradores, ao comércio e todos acabam perdendo pela falta de organização do evento, que ha essas alturas já deveria ter local apropriado para ocorrer. A cidade fica suja e feia apos os festejos, e isto é inadimisível, basta de falta de consciência.
Desde quando por a vida das pessoas em risco é uma tradição porriso eu sou contra a toda essa bagunça que ocorre na festa de são joão de cruz das almas.Se a justiça desce um fim nesta bagunça e o governo investisse mais na festa com mais atraççoes e fizesse o resgate do verdadeiro são joão,ppodendo assim acabar com os prejuizo causado a população de nossa cidade.
ResponderExcluirSeu cavalo que falou que a Tradição era imbecíl....
ResponderExcluirVocê mora onde???
Porque se não for de cruz fica calado a festa não é sua não!!!
e se for deveria agradecer ao espadeiros pq se não fosse a espada Cruz ficaria o ano todo na decadência. Você acha que a maior renda da cidade é em que período????
O único são joão que tem em cruz é a guerra de espadas, pq aquele arraiá já foi a muito tempo...
e se acha que tem alguma autoridade que pode acabar com essa tradição...
Acordaaaaaaaa.... mané!
Isso não vai acontecer!!!!
ei todo ano e a mesma coisa eles deixa chegar a data bem próxima para se discutir o assunto eu acho que deveria ter uma área própia para a queima de espadas e deixar as pessoas que aguardam essa data para ver se conseguem algum dinheiro a mais para sustentar suas familias.
ResponderExcluirA guerra poderia ser no campo atrás do ginásio de esportes campo do estádio velho seria um bom lugar era só cercar e ter os cuidados certos como policiamento e ambuláncia para os queimados mais graves e dessa forma acabaria essa polémica gente essa tradição que trás turistas para a cidade não deve acabar ou voçê acha que eles vem para cá ver essas atrações que o prefeito bota no arraiá?
vamo pensar gente lugar tem, cultura tem, vontade dos espadeiros tem só falta voçê ver, analisar e compreender.
quando as espadas acabar comcerteza acaba Cruz das Almas, eu mesmo ia para essa cidade so por causa das espadas mais agora para mim nao vale mais apenas
ResponderExcluirOLHA EU SOU DE SALVADOR E TODO ANO SÓ PRA CRUZ DAS ALMAS POR CAUSA DAS ESPADAS,NÃO SEI NEM SE VOU + PRA LA ESSE ANO .GENTE ISSO É TRADIÇÃO NÃO PODEMOS DEIXAR ACABAR ASSIM NÃO.
ResponderExcluirREALMENTE SE AS ESPADAS ACABAR COM CERTEZA CRUZ DAS ALMAS VAI ACABAR TAMBÉM
ResponderExcluir