Hospital definitivamente não é lugar para criança. Infelizmente doença não escolhe idade, e crianças ainda muito pequenas precisam passar pelo processo da hospitalização.
Para comemorar o dia 12 de outubro – Dia Das Crianças – a equipe do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, organizou uma programação festiva para alegrar a data para as crianças que estão internadas, dimuniuindo assim um pouco a tristeza dos pequenos que passaram seu dia longe dos amigos e familiares.
Durante a tarde, as crianças se divertiaram ao som de música infantil, deram boas risadas com palhaços e degustaram doces, tortas, entre outros.
“Meu filho está aqui há 05 dias. Ele tem apenas um ano, mas fica me puxando para ir para a brinquedoteca, e se ela estiver fechada ele fica batendo na porta tentando entrar. Não sabia que em hospital tinha esse tipo de espaço, mas gostei bastante, pois lá o tempo passa mais rápido. É um entretenimento tanto para ele quanto para mim. Quero também agradecer a toda equipe do Hospital Regional por tornar esse dia das crianças um momento alegre”, ressaltou Maria Amélia dos Santos, mãe de Carlos Gabriel.
Além da brinquedoteca, outros projetos no HRPA ajudam as crianças nesse processo de hospitalização; é o caso do Projeto Datas Comemorativas, em que colaboradores voluntários se caracterizam e passam pelos leitos arrancando sorrisos e levando muita alegria nas datas especiais.
A Assistente Social do HRSAJ, Luciana Ribeiro, explicou que o projeto para a realização do Dia das Crianças foi autorizado pela coordenação de Assistência Social e viabilizado pela Diretoria do HRSAJ.
Luciana Ribeiro destaca a importância de atividades lúdicas como instrumento terapêutico. “Por meio de atividades lúdicas o paciente aceita melhor a hospitalização. Essas atividades ajudam a amenizar a dor e o sofrimento.
Já existem pesquisas que comprovam que pacientes que as desenvolvem aceitam melhor aos procedimentos hospitalares e sofrem menos intercorrências”, enfatizou a assistente social.
O evento do HRSAJ contou ainda com o apoio dos setores de Nutrição, Regulação, entre outros.
Andréa Sued Assessora de Comunicação do Hospital Regional