Técnicos e extensionistas de órgãos públicos, além de produtores e profissionais de empresas privadas ligadas à agroindústria têm encontro marcado a partir do dia 16 de agosto, em Cruz das Almas (BA). É o início do primeiro módulo do curso Cultivo e Processamento de Banana, oferecido pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) e Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA), por meio da Rede Norte/Nordeste de Fruticultura (Renofrut).
Cerca de trinta pessoas foram aprovadas na etapa de seleção para participar do treinamento, que será dividido em quatro módulos, com 40 horas cada, totalizando, com aulas teóricas e práticas. O primeiro módulo, de 16 a 20 de agosto, vai tratar sobre “Manejo e práticas culturais da bananeira”. A segunda etapa vai abordar “Solos, nutrição, adubação, irrigação e fertirrigação”. Em seguida, será a vez do tema “Fitossanidade”. O último módulo será sobre “Processamento agroindustrial da banana”. Todos os módulos serão ministrados na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.
De acordo com Ingrid de Moraes, pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, a representatividade das diferentes áreas produtoras de banana está bastante expressiva. “Teremos profissionais de estados como Amazonas, Rondônia, Pará, além de participantes de diversas regiões do Nordeste”. Para a pesquisadora, a diversidade regional dos alunos será muito positiva, inclusive para troca de experiências e futuras parcerias.
Teresa Ferreira (DRT 812CE JP)
Contatos: (85) 3391 7117 / 9953 8290
E-mail: teresa@cnpat.embrapa.br