No dia 25 de julho de 2010 das 09: oohs ás 14:00 hs aconteceu no clube dos cem (santo antonio de jesus) um evento belíssimo de capoeira regional, onde se apresentaram vários grupos de capoeira de diversas regiões inclusive os de santo antonio de jesus. Dentre os grupos locais estavam: o grupo axé bahia do mestre zé pequeno, o grupo ogunjá do mestre roque, o grupo associação de capoeira africana do mestre gabriel dentre outros. Ao todo foram nove grupos de capoeira de saj que se apresentaram.
Contamos também com a presença do ator ailton carmo, protagonista do filme besouro, que interpretou o papel do herói negro e capoeirista manoel henrique pereira, filho de ex escravos que nasceu em santo amaro e virou mito. Capoeira é uma arte marcial que combina elementos de dança com luta, corpo e alma, ao som de instrumentos e cânticos, seguindo um ritual específico, durante o qual se desenrola um “jogo”, dentro dum círculo formado pelos praticantes (a roda).
Surgiu como uma maneira de expressar a ânsia pela liberdade e ao mesmo tempo como uma forma de divertimento, tornando-se numa poderosa arma contra a opressão. Condenada e perseguida, a capoeira conseguiu superar os preconceitos do início do século e alcançar novos horizontes. É tida como uma das formas mais completas de trabalhar o corpo e a mente.
A capoeira conquista diversos espaços por todo o mundo, onde se podem encontrar adeptos dessa arte que ensina ritmo, força, disciplina, defesa, poesia e agilidade. Simboliza liberdade de expressão e mantém viva a essência de um povo que faz parte da história do brasil e agora do mundo.
Muitas famílias carentes não têm condições de incentivar seus filhos a praticar um esporte, pois desde muito cedo estes jovens sentem a necessidade de trabalhar para o seu sustento e para ajudar seus pais e muito destes acabam por abandonar os estudos e podendo até mesmo se envolver com a marginalidade, e a capoeira tem dado a muitos jovens a oportunidade de seguir um caminho mais saudável, pois nos sermóes dos mestres de capoeira eles sempre enfatizam o ter o bom caráter e o respeito pelo outro e por si mesmo. E viva a capoeira!
Por: Sayonara Copque