Um grupo de técnicos do governo da Costa Rica irá participar de 19 a 22 de julho de um curso sobre o cultivo da mandioca na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Formuladores de políticas públicas, os técnicos do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Costa Rica (Inta) e do Programa Nacional de Agronegócios do Ministério da Agricultura e Pecuária da Costa Rica estão interessados na utilização da mandioca como matéria-prima para a produção de biocombustível.
Organizado pelo supervisor do Núcleo de Transferência de Tecnologia, Carlos Estevão, e pelo pesquisador Vanderlei Santos, o curso contempla parte teórica e prática nos campos experimentais da Unidade. Os costa-riquenhos vão conhecer detalhes sobre o programa de pesquisa e desenvolvimento em mandioca e informações diversas sobre o manejo e conservação do solo na cultura, manejo fitotécnico, aspectos nutricionais e adubação, restrições fitossanitárias e alternativas de controle (pragas e doenças), entre outros assuntos.
"Como o interesse deles é a questão da utilização da mandioca como matéria-prima para a produção de etanol, os pesquisadores e técnicos vão tentar, na abordagem dos temas relacionados ao cultivo, focar nas possibilidades e desafios do uso do etanol da mandioca para a produção de biocombustível", informa Laranjeira.
Jornalista: Alessandra Vale (Mtb 21.215)
Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
Telefone: (75) 3312-8076 Fax: (75) 3312-8015
E-mail: alessandra @cnpmf.embrapa.br