História
O município de Cruz das Almas foi criado através da Lei nº 119 de 29 de julho de 1877, desmembrando-se de São Felix. Cidade nacionalmente conhecida pela exuberante festa de São João e a perigosa porém bela guerra de "espadas". A guerra de espadas na cidade de Cruz das Almas é a verdadeira expressão cultural do seu povo.
Geografia
Limites
- Ao Norte – Muritiba
- Ao Sul – São Felipe
- A Oeste – Conceição do Almeida, Castro Alves (Bahia) e Sapeaçu
- A Leste – São Félix.
Acessos
Situa-se no recôncavo Sul da Bahia, distando 146 quilômetros da capital do Estado, Salvador, a qual liga-se pela BR 101 e 324.
População
A população do município está em torno de 60 mil habitantes, com uma densidade demográfica de 386,3 hab./km².
Vegetação
Floresta Tropical subperinifólia, subcadofólia com baixo teor de matéria orgânica francamente ácida.
Solo
- Grande parte ocupado pelo tipo Latossolo Amarelo e o Argissolo Amarelo de textura franco-argilo-arenospical subperenifólia/subcaducifólia, com baixo teor de matéria orgânica, fracamente ácido, de grandes extensões na faixa pré-litorânea do Nordeste do Brasil.
- Sol típico do litoral do nordeste brasileiro.
Hidrografia
Faz parte das vertentes do rio Paraguaçu, entre seus afluentes os principais são os riachos:
- Capivari
- de Tomaz
- Jaguaripe
- Caminhoá
- Poções
- Araçás
- da Estiva
- Laranjeira
lagoas
- da Tereza Ribeiro
- do Engenho da Lagoa - Distante 20 km do lago da Pedra do Cavalo, que tem 186 km² de superfície, acumulando um volume de 5,3 bilhões de metros cúbicos de água, correspondente a 1,5 vezes a baía da Guanabara (RJ) Essa barragem tem 40m de comprimento e 142m de altura máxima. Foi construído pelo antigo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca.-(DENOCS).