Conheça o tratamento que promete acabar de uma vez por todas com as espinhas

Recôncavo News
Roacutan é um dos remédios mais famosos contra acne, sendo um dos poucos que evitam seu desenvolvimento. Apesar de ser muito eficaz, seu uso oferece riscos e efeitos colaterais que devem ser ponderados junto com o dermatologista. Para saber quais são, leia tudo a seguir.

O que é Roacutan?
É o nome comercial dado ao medicamento composto por isotretinoína, substância derivada da vitamina A, que tem como principal indicação o tratamento de acne na vida adulta e adolescência.

Como age?
De acordo com a dermatologista Rossana Vasconcelos, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o efeito do Roacutan ocorre sobre as glândulas sebáceas, reduzindo a produção de sebo e, consequentemente, a oleosidade. Além disso, diminui a hiperqueratinização nos poros, que é o acúmulo de queratina e sebo que forma cravos. A substância ainda possui ação anti-inflamatória nas lesões de pele.

Apesar de não ser antibacteriana, a diminuição do sebo e da queratinização dificulta a sobrevivência de bactérias que possam piorar as espinhas, criando um ambiente desfavorável para sua colonização.

Para que serve Roacutan: principais indicações

O produto pode ser usado em maiores de 12 anos nas seguintes situações:

Acne de grau 3
O grau um da acne inclui cravos na pele, já o grau dois engloba os mesmos pontinhos pretos e também bolinhas vermelhas que podem ter pus. Esses quadros não necessitam do Roacutan, visto que podem ser tratados com antibióticos, limpeza de pele, esfoliação, entre outros.

Além de cravos e acne externas, o grau três engloba nódulos dolorosos e avermelhados, também conhecidos como espinhas internas.

Normalmente, pacientes com essa manifestação precisa tomar medicamentos orais, com antibióticos por exemplo. Se não funcionarem, o tratamento Roacutan pode ser recomendado.

Acne de grau 4
A isotretinoína é indicada diretamente para pessoas com acne de grau quatro, que é mais grave e envolve espinhas profundas muito inflamadas que se conectam umas com as outras pela pele.

Acne de grau 5
Além dos nódulos inflamatórios, o grau cinco apresenta alterações sistêmicas, como febre e dor nas articulações, tendo indicação direta do Roacutan.

Tratamento com Roacutan funciona?
Aproximadamente 80% dos pacientes que usam o remédio adequadamente, com dose e duração corretas, terão a cura da acne.

Os demais podem desenvolver uma melhora com a diminuição do grau das lesões. "Mulheres que têm problemas hormonais, como ovário policístico e hiperandrogenismo, e jovens com acne muito grave têm maiores chance de não responder adequadamente ao tratamento", explica a dermatologista Rossana,

Além disso, há casos de recidivas que levam ao retorno da acne após a utilização do medicamento, mas geralmente em grau inferior. Nesses quadros, o tratamento com Roacutan pode ser repetido.

Quanto tempo demora para fazer efeito?
Os benefícios do Roacutan para acne e oleosidade passam a ser percebidos em aproximadamente seis semanas.

Fase de piora
Alguns pacientes podem sofrer uma piora das espinhas nos primeiros dois meses de tratamento, melhorando a partir do terceiro. Nestes casos, o dermatologista pode indicar tratamentos complementares e outros métodos para amenizar o efeito.
Tags

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !