Pesquisa Datafolha aponta Flamengo como maior torcida do Brasil com 36 milhões de torcedores

Recôncavo News
Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira revela que o Flamengo se mantém a maior torcida do Brasil. O clube carioca aparece à frente do paulista Corinthians, segundo colocado no levantamento, embora as duas equipes empatem tecnicamente no limite da margem de erro. Pesou na prevalência rubro-negra a preferência dos habitantes das regiões Norte e Nordeste.

Segundo o Datafolha, o Flamengo tem apoio de 18% dos torcedores e o Corinthians, de 14%. Considerada a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os clubes poderiam estar empatados na faixa de 16%. 

A nova pesquisa mostrou resultados semelhantes à última, datada de 3 a 5 de junho de 2014. De lá para cá, o timão conquistou dois títulos do Campeonato Brasileiro, o que não alterou o índice de clubes mais populares no novo levantamento, realizado entre 29 e 30 de janeiro deste ano.

No Sudeste, o Corinthians tem mais torcedores. O clube paulista arregimenta 19% dos fãs da região, contra 14% do time carioca. No recorte regional, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais e para menos — o que também abre possibilidade de empate técnico entre as equipes.

No Norte, o Flamengo tem 37% de apoio, enquanto o Corinthians, o segundo colocado na região, tem apenas 8%. A margem de erro é de seis pontos percentuais. Da mesma forma, os rubro-negros lideram no Nordeste, com preferência de 23% dos torcedores. O alvinegro tem 9% de apoio e não alcança a primeira posição mesmo com a margem de erro de quatro pontos percentuais.

A situação é equilibrada na região Sul: o clube paulista tem 12% da torcida e o carioca, 8%. Por lá, o Corinthians empata tecnicamente com as grandes forças do futebol regional, Grêmio e Internacional, na consideração da margem de erro de cinco pontos percentuais. O tricolor gaúcho sai na frente, com 20% dos torcedores, diante de 18% de apoio aos colorados, estima o Datafolha. No Centro-Oeste, Flamengo tem 23% e Corinthians, 15%, com empate técnico na margem de erro de seis pontos percentuais.

Desde 2007, segundo o Datafolha, não houve grande variação nos índices de torcida dos 14 maiores clubes do país. Considerada a margem de erro maxima, São Paulo (8%), Palmeiras (6%), Vasco (4%) e Cruzeiro (4%) dividem a terceira posição.

Na sequência, estão Grêmio (3%), Santos (3%), Inter (3%) e Atlético-MG (2%). Já Botafogo, Fluminense, Bahia e Vitória têm 1% de torcida no território nacional. As demais equipes somam 8% de apoio, enquanto 22% dos entrevistados disse não ter time. Com informações do Jornal O Globo.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !