Hemoba atende candidatos à doação em diversas campanhas de coleta na capital, interior e região metropolitana

Recôncavo News
Em busca de manter os estoques de sangue estáveis, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza campanha de coleta externa nos municípios de Lauro de Freitas, São Félix, Feira de Santana e em diversos pontos de Salvador durante esta semana. 

Os interessados em fazer doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea podem se dirigir a um dos Hemóveis (unidades móveis), disponíveis de 06 a 10 de março (terça-feira a sábado).

O objetivo da Hemoba é de se aproximar da população e realizar a sensibilização sobre a importância das doações regulares. A expectativa é de atender cerca de cem pessoas em cada dia de coleta externa e reforçar o estoque estratégico para atender com segurança os pedidos de unidades de saúde e hospitais.

Confira como ficam os atendimentos de 06 a 10 de março:

Hemóvel 2
Onde: Praça João Thiago dos Santos - Centro - Lauro de Freitas - BA
Quando: 06 a 08 de março (terça a quinta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

Hemóvel 2
Onde: Praça Osório Villas Boas - Boca do Rio
Quando: 09 de março (sexta-feira)
Funcionamento: 8h às 13h

Hemóvel 2
Onde: Farol da Barra - Salvador - BA
Quando: 10 de março (sábado)
Funcionamento: 8h às 17h

Hemóvel 3
Onde: Praça Rui Barbosa, Centro - São Félix - BA
Quando: 06 a 08 de março (terça a sexta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

Hemóvel 4
Onde: Núcleo Regional de Saúde Centro Leste - Feira de Santana - Bahia 
Quando: 05, 06 e 09 de março (segunda, terça e sexta-feira) 
Funcionamento: 8h às 17h

Hemóvel 4
Onde: UNEF - Avenida Luís Eduardo Magalhães, s/n - Subaé, Feira de Santana - BA 
Quando: 07 de março (quarta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

Hemóvel 4
Onde: Estácio Feira de Santana - Rua João Sampaio Machado - Feira de Santana - BA 
Quando: 08 de março (quinta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Estoque

Desde o início do ano, os estoques da Hemoba estão em alerta. No momento, a Fundação precisa com urgência de doadores de sangue dos tipos: A-, A+, B-, B+, O- e O+. O estoque dos grupos AB+ e AB- estão estáveis. Lembrando que a posição do estoque é variável de acordo com os pedidos dos hospitais e unidades de saúde.

Interior do estado

Por conta da campanha com o Hemóvel em outros pontos do município de Feira de Santana, nos dias 07 e 08 de março (quarta e quinta-feira) não haverá atendimento aos candidatos a doação no Núcleo Regional de Saúde Centro Leste. A unidade volta a estacionar no Núcleo Regional de Saúde na próxima sexta-feira (9).

Também fica suspenso o atendimento aos doadores no município de Santo Antônio de Jesus, de 06 a 08 de março (terça a quinta-feira). O funcionamento será normalizado no dia 09 de março (sexta-feira).

Mais informações também podem ser acessadas através do site www.hemoba.ba.gov.br, ou das páginas oficiais da Fundação no Facebook (fb.com/hemoba) e no Instagram (@hemobaoficial). Ascom/Hemoba.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !