Plantão Policial

Detran da Bahia passa a oferecer versão eletrônica da CNH; veja como obter o APP



A partir desta terça-feira (3), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) passa a oferecer a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Aprovada no ano passado, a carteira de habilitação digital agora já pode ser emitida em todos os estados brasileiros. No começo do ano, o governo deu prazo até 1° de julho para que as unidades federativas se adequassem ao novo formato, que tem a mesma validade que o documento impresso. 

Vale ressaltar que o documento impresso continua tendo o mesmo valor e é um pré-requisito para a retirada da versão digital. A taxa do serviço custa R$ 67,10, com isenção para quem tiver o certificado. Um documento não exclui o outro e a carteira impressa continua valendo. 

Como pedir a CNH-e? E o app?



A questão é que o mero ato de instalar o app no dispositivo móvel não ativa automaticamente a CNH-e. É preciso seguir o passo a passo abaixo:

1. Verifique se sua CNH de papel foi emitida a partir de maio de 2017. Se sim, ela deverá possuir um "QR Code" -- uma espécie de código bidimensional em formato quadrado -- no verso. Se tiver, vá ao próximo passo. Se não tiver, recomendamos que você aguarde pela renovação -- é possível solicitar uma segunda via.

2. Tem o QR Code? Faça o cadastro no Portal de Serviços do DENATRAN (CLIQUE AQUI).

3. Fez o cadastro? Baixe o aplicativo da CNH Digital na iTunes (iOS) ou PlayStore (Android).

4. Baixou? Verifique se você já possui o "certificado digital" pelo aplicativo. Não tem? É preciso visitar oDetran de emissão da sua CNH impressa e se cadastrar -- por conta disso, também, recomendamos no item 1 que você fizesse a visita ao Detran apenas no momento correto da renovação da CNH. 

Nessa mesma visita você já poderá fazer sua certificação digital. Outra opção é emitir junto a empresas que prestam este tipo de serviço. Quem tem e-CPF, por exemplo, já possui o certificado e não precisa de outro.

5. Com todos os itens anteriores garantidos, solicite o código de ativação para a CNH Digital, que será enviado por e-mail.

6. No aplicativo, use a senha de acesso ao Portal do Denatran (o login é seu CPF) e digite o código de ativação.

7. O app vai pedir a criação de uma senha simples, de quatro números, que o usuário precisará digitar toda vez que acessar a CNH-e.

Após todos esses passos, o aplicativo exibe uma reprodução da frente, verso e do "QR Code" da CNH. Esta exibição é que permite ao motorista deixar a CNH de papel em casa. 

Atenção: os Detran de cada Estado terão autonomia para cobrar (ou não) uma taxa pelo serviço. No caso de São Paulo, por exemplo, ele será gratuito. Entre contato com o Departamento de Trânsito da UF que emitiu a sua habilitação para e se informe sobre eventuais despesas. Com informações do Portal UOL.