• Plantão Recôncavo News

    sexta-feira, 24 de novembro de 2017

    Novembro Negro será encerrado com encontro de capoeiristas em Santo Antônio de Jesus

    Durante este mês, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio realizou através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude a campanha Novembro Negro, em homenagem ao mês da Consciência Negra. 

    Durante a campanha foram promovidas palestras, caminhadas, apresentações culturais, dia de cidadania e a Alvaroda dos Ojás, ocorrida na manhã desta sexta-feira (24), como uma mensagem de paz do povo do Axé. 

    Para encerrar as festividades e homenagens, será promovido nos dias 24 e 25 o I Caposaj – Encontro de Capoeiristas de SAJ, com abertura às 18h no Centro Cultural. 

    O evento será iniciado com a palestra “A Trajetória da Capoeira no Brasil”, ministrada pelo antropólogo Olímpio Serra. Após a palestra, apresentação musical com a cantora Graça Onasilê, ex-vocalista do bloco Afro Ilê Aiyê, numa demonstração do show “Canto para as Iyabás”, além de performance do artista Marcos Borges. 

    Finalizando a noite, serão destinadas homenagens a personalidades que fazem parte do Movimento Negro na cidade e será celebrado o dia estadual e municipal dos sacerdotes e sacerdotisas de Matriz Africana. 

    No dia 25 (sábado), a partir das 16h, o encontro contará com rodas de capoeira, aulão, oficinas e workshops sobre o tema, que serão realizados em frente ao Centro Cultural, finalizando o evento e a campanha Novembro Negro. 

    Toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral, fortalecendo e promovendo a cultura negra no município.