Dia 25 tem lançamento de documentário no Cine Rio Branco em Nazaré das Farinhas

Recôncavo News
Foto: UFRB.
Nesta Quarta-Feira, dia 25 de outubro tem o lançamento do curta documentário realizado pelo Canal Futura em comemoração aos 90 anos do Cinema Rio Branco, localizado na cidade de Nazaré-BA. A exibição do filme, será realizada em duas sessões, às 15H e as 19H, do dia 25 e a entrada é gratuita. 

Dirigido pelo nazareno Eudaldo Monção Jr, o curta estréia mês que vem no Canal Futura Apoio cultural: Prefeitura de Nazaré, Fundação Marcos Vampeta, Rádio Voz do Cruzeiro e IITS. Um dos mais antigos cinemas do Brasil, o majestoso Rio Branco, fundado em 1927, está situado na cidade de Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano. 

Criado pelo nazareno Felisberto Ribeiro Soares, foi construído em estilo art nouveau, que teve pouca difusão no Nordeste brasileiro, sendo este, um dos poucos exemplos que se conservaram. Palco de grandes histórias, o Cine Teatro recebeu inúmeros artistas que ali se apresentaram como Luiz Gonzaga, Waldick Soriano, Raul Seixas, Dalva de Oliveira, entre outros. 

Desde a década de 70, quando saiu das mãos da família Ribeiro Soares, o cinema fechou as portas várias vezes. Inativo desde meados da década de 90, o Rio Branco voltou a funcionar completamente restaurado e equipado no ano 2000, em mais alto estilo. 

A cidade recepcionou convidados muito especiais, a exemplo do craque Ronaldinho Fenômeno que veio prestigiar o amigo Vampeta, nazareno e ilustre novo proprietário que comprou e restaurou o antigo prédio com recurso próprio. 

Parecia até que Nazaré tinha entrado numa máquina do tempo. Com a mesma pompa da sua inauguração, em 1927, quando uma multidão com chapéus e trajes de gala assistiu “Uma noite de amor”.
Tags

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !