• Plantão Recôncavo News

    segunda-feira, 4 de setembro de 2017

    Trump diz que EUA estão prontos para ataque nuclear após Coreia do Norte Lançar Míssil

    O governo dos Estados Unidos está pronto para usar sua capacidade nuclear se a Coreia do Norte continuar ameaçando seu território ou seus aliados, disse o presidente Donald Trump em uma conversa no domingo com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, informou a Casa Branca.

    "O presidente Trump reafirmou o compromisso dos Estados Unidos para defender nossa pátria, territórios e aliados, usando todas as opções diplomáticas, convencionais e nossa capacidade nuclear disponível" afirma um comunicado divulgado pela Casa Branca após o teste nuclear de Pyongyang.

    "Os dois governantes condenaram a continuidade das ações de desestabilização e de provocação da Coreia do Norte, confirmaram os inabaláveis compromissos mútuos dos dois países em termos de defesa e se comprometeram a prosseguir cooperando estreitamente", afirma o texto. Poucas horas antes, Washington já havia advertido a Pyongyang que poderia desencadear "uma resposta militar maciça" em caso de ameaça a seu território ou ao de seus aliados.

    A advertência foi feita pelo secretário de Defesa Jim Mattis, após uma reunião de emergência convocada por Trump com os conselheiros de Segurança Nacional.O encontro tinha por objetivo examinar as consequências do sexto teste nuclear norte-coreano, que, segundo Pyongyang, utilizou uma bomba de hidrogênio, muito mais potente que a bomba atômica.