Rastreamento do Câncer de Mama chega a Conceição do Almeida, Una e Santa Luzia

Recôncavo News
A população feminina de 50 a 69 anos, residente nos municípios de Conceição do Almeida (Recôncavo baiano), Una e Santa Luzia (sul), começa a ser atendida a partir desta segunda-feira (18) pelo programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). 

Com o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, a ação vai atender a uma parte das mulheres que ainda não teve a oportunidade de realizar uma mamografia, exame que diagnostica precocemente a doença. Serão, no total, 3.091 mulheres. O atendimento é feito em unidades móveis, totalmente equipadas, para oferecer todo o conforto necessário às mulheres. 

O programa tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, buscando a integralidade do atendimento. As que tiverem diagnóstico positivo serão encaminhadas a unidades de alta complexidade em oncologia para tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico. Para ser atendida, a mulher deve comparecer ao local, a partir das 7h, levando um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. 

Os exames serão realizados diariamente, até 18h. Em Conceição do Almeida, o atendimento será realizado de segunda até o dia 26. A unidade móvel estará estacionada na Praça da Bandeira, nas proximidades do Mercado Municipal. A Sesab, por meio da Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), pactuou o atendimento para que 1.154 mulheres, que estão na faixa etária de 50 a 69 anos, período preconizado pelo Ministério da Saúde como de maior incidência de câncer de mama, realizem o exame. 

Em Una, o atendimento do Saúde sem Fronteiras acontece de terça-feira (19), até 26, beneficiando 1.240 mulheres. A unidade móvel estará estacionada na Praça Dr Manoel Pereira de Almeida, em frente à prefeitura local. Em Santa Luzia, serão 697 mulheres para realizar o exame de mamografia. A unidade móvel estará estacionada na Rua Euclides Batista de Brito (Centro de Abastecimento), e atendimento será de 19 a 23. Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !