Rastreamento do Câncer de Mama chega a Mascote, Amargosa e Santa Terezinha

Recôncavo News
A população feminina de 50 a 69 anos, residente nos municípios de Mascote, na região de Ilhéus, Amargosa, Santa Terezinha e Salinas da Margarida Região, começa a ser atendida a partir desta segunda-feira (11), pelo programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Com o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, o programa vai atender a uma parte das mulheres que ainda não teve a oportunidade de realizar uma mamografia, exame que diagnostica precocemente casos de câncer de mama.


O atendimento é feito em unidades móveis, totalmente equipadas para dar todo o conforto necessário para as mulheres. O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. 

Locais de atendimento

Em Mascote, o atendimento começa no dia 11 e prossegue até o dia 16. A unidade móvel estará estacionada na Rua São João do Paraíso, Praça Presidente Médici. A Sesab, através da Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), pactuou o atendimento para que 831 mulheres, que estão na faixa etária de 50 a 69 anos, período preconizado pelo Ministério da Saúde como de maior incidência de câncer de mama, realizem o exame.

Em Amargosa, o atendimento do Saúde sem Fronteiras vai do dia 11 até 27 de setembro, para 2.100 mulheres. A unidade móvel estará estacionada na Praça Lourival Montes. 
Em Santa Terezinha, serão 604 mulheres para realizar o exame de mamografia. A unidade móvel estará estacionada na Estação Cultural. O atendimento começa também no dia até o dia 11, prosseguindo até o dia 14.

Em Salinas da Margarida o atendimento começa no dia 13 e prossegue até o dia 19. No município, 793 mulheres poderão fazer o exame de mamografia. A unidade móvel ficará estacionada na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Hospital Municipal.

Para ser atendida, a mulher, dentro da faixa etária de 50 a 69 anos, deve comparecer ao local, a partir das 7h, levando um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. Os exames serão realizados diariamente até as 18h.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !