Cruz das Almas: Competição de robótica do Recôncavo reúne equipes de todo o Estado na UFRB

Recôncavo News
O Recôncavo Robot Challenge foi realizado no campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na última sexta-feira, 01. A iniciativa do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) compôs a programação da Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas, Sergipe (ERBASE). Estudantes da área de computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc) e áreas afins (Matemática, Física e Engenharias) foram o público-alvo do desafio de robótica do Recôncavo Baiano.
A competição de robótica contou com oito equipes inscritas e colocou em prova as máquinas desenvolvidas por equipe de estudantes e pesquisadores de diversas instituições publicas e privadas da Bahia. Segundo o professor da UFRB Ivanoé Rodowanski, membro do comitê organizador, o desafio promove a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe. “Com a atividade, os estudantes são estimulados a trabalhar em equipe e a se interessarem pela robótica, incentiva a imaginação e a criatividade, além de proporcionar a busca de novos conhecimentos extra-sala”, comenta.
De acordo com o estudante Rafael Mercês, da equipe da UFRB responsável pelo robô Koshihima na categoria Sumô, a competição da visibilidade ao campo de pesquisa de robótica da UFRB. “Estamos no começo ainda do desenvolvimento dos nossos projetos, mas a partir dessa experiência que o primeiro evento de robótica nos proporciona, estaremos mais preparados para disputar competições em todo o país”, explica Rafael que compôs a equipe em conjunto com os discentes Aline Silva, Marcio Emanoel e Mateus Velame.
A equipe Expert Robots foi a vencedora nas categorias followline com o robô “Dragxter” e na categoria Mini Sumô 500g com o robô “Saruê”. Já a equipe vencedoria na categoria Sumô 3Kg foi a Salvador Vipers com o robô "Traga Vasilha". A competição foi elaborada baseado nos moldes das competições de robótica internacionais e a premiação contou com troféus e um KIT Iniciante V7 para Arduino da Robocore®.

Fotos: ASCOM UFRB.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !