Baiano que perdeu mais de 100kg lança livro em Salvador

Recôncavo News
Personagem principal de uma história fantástica de superação, o publicitário soteropolitano Fabiano Lacerda, que após uma aposta com colegas de trabalho perdeu mais de 100 Kg em um ano, sem remédios ou cirurgia, lança neste sábado (2), na Livraria Cultura do Salvador Shopping, na capital baiana, o livro "A Aposta: As Motivações que Encontrei para Perder mais de 100 kg". No livro, Fabiano narra as motivações e desafios que enfrentou para deixar de ser um obeso mórbido e virar um atleta, saindo dos 192 kg para 91 kg.
O autor conta que até pensou em contratar alguém para escrever o livro, mas que optou por redigir tudo sozinho. "Queria entregar minha alma nesse livro, e achei que fazendo do meu jeito ficaria melhor", conta, acrescentando que toda a produção do livro foi financiada por ele, usando parte do dinheiro que ganhou na aposta - ele não revela o valor nem sob tortura, mas diz que teria que vender o carro, caso perdesse.

Fabiano, que tem 35 anos, e 1,83m, diz que tudo começou em outubro de 2014, quando pesava cerca de 192 kg. Os colegas de trabalho o desafiaram a perder 60 kg em seis meses. Cada um entrou com uma quantia em dinheiro mas, caso ele perdesse, teria que pagar o dobro do que cada um investiu. "Meu pai entrou com R$ 5 mil. Eu ia ter que pagar R$ 10 mil para meu pai. E quem conhece meu pai sabe que ele não ia dar desconto nenhum.


Facilitaria o pagamento, mas não ia ter desconto", brinca. O publicitário então correu para evitar o prejuízo e conseguiu perder os 60 kg em seis meses, só com exercícios físicos e reeducação alimentar. Contudo ele conta que ganhar a aposta foi um momento difícil. "Depois que eu perdi 60 kg, ainda era obeso mórbido. Eu ainda tinha que tomar uma decisão, e foi o momento mais difícil nesse processo de perda de peso. O ganhar a aposta foi o que me fez repensar no que eu realmente queria", conta.

"Quando eu ganhei, eu entrei em conflito. Não sabia se queria ser saudável ou ter uma vida desregrada. Aí comecei a colocar motivações para chegar aos 100 quilos perdidos", acrescenta. As motivações foram parte importante da inspiração de Fabiano para escrever o livro. "Me vi motivando a vida de muito gente através dessa história. Hoje eu me enxergo como motivador, como uma pessoa que pode transformar a vida de outras pessoas. Hoje minha grande motivação é poder mover a vida de outras pessoas", afirma o publicitário, que há um mês e meio mudou de ramo. Deixou a agência de publicidade onde trabalhava e passou a fazer palestras e coaching.

O livro tem também uma boa dose de bom humor, que o autor revela ter sido sempre uma característica dele desde criança, quando já era acima do peso. "Sempre fui o gordinho. Eu era Walter [o autor brinca com o jogador de futebol Walter, do Atlético-GO, em briga constante com a balança]: o gordinho que fazia esportes. Até o inicio da minha vida adulta, eu era gordinho, mas fazia esportes. Aos 20 anos, comecei a trabalhar e parei de fazer atividades físicas. Além disso, minha alimentação, que de certa forma era controlada pelo meus pais, deixou de ser. Em 11 anos eu engordei quase 100 kg", diz, explicando que pesava cerca de 105 kg aos 20 anos e que, 11 anos depois, tinha particamente dobrado de peso.

Hoje, ele diz que ainda não se acostumou a ser paquerado. "A procura está maior. Para mim foi até estranho. É estranho ver as pessoas me paquerando", fala. Atualmente acompanhando pessoas que querem atingir um determinado objetivo, mas não sabem como, Fabiano diz que cada um tem que procurar seu estímulo. "Eu digo para as pessoas que elas queiram se tornar quem elas são. Quando eu fiz a aposta, mesmo querendo o dinheiro, eu fiz por mim. Eu só tive consciência disso quando terminou a aposta", diz. "É possível as pessoas realizarem os sonhos se elas usarem a fórmula 'ideia + ação = transformação'. A aposta foi uma motivação. As pessoas devem aproveitar as oportunidades que estão no lado delas", finaliza. O lançamento do livro será às 16h deste sábado, no Salvador Shopping. Fonte: G1.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !