Começa hoje em Salvador a Campus Party, maior feira de tecnologia do Brasil; veja programação

Recôncavo News
Salvador recebe a partir desta quarta-feira (09) a Campus Party Bahia, Considerada a maior feira de tecnologia do país. O evento, que vai até domingo (13), acontecerá na Arena Fonte Nova. Com o tema ‘Inovação Produtiva’, a Campus Party Bahia reunirá durante cinco dias jovens geeks e interessados em tecnologia e inovação, em um festival com temáticas de inovação, ciências, empreendedorismo, criatividade e entretenimento. Serão mais 300 palestrantes, em mais de 250 horas de conteúdo. 

Além de palestras, o evento contará com workshops, hackathons, jogos freeplay e as clássicas bancadas com internet de alta velocidade. Os ingressos para campuseiros já se esgotaram, mas o evento oferece várias atrações de entrada aberta para o público no Open Campus, que funciona nos dias 10 e 11, das 10h às 21h, e no dia 12 das 10h às 18h. A estimativa é de que 40 mil pessoas passem por lá. 

Outros 4 mil participantes vão ficar acampados. Pela primeira vez no mundo, o Campus Party terá uma área especialmente dedicada às crianças. Durante três dias, serão oferecidas 10 horas de programação diária, em uma área de 100 metros quadrados, com atividades lúdicas inseridas no universo tecnológico. A Campus Kids será um espaço de aprendizagem voltado para crianças entre 5 e 12 anos, que funcionará das 10h às 21h, na quinta (10) e na sexta-feira (11), e, no sábado (12), das 10 às 18h.
No parque lúdico, as atrações apresentarão às crianças conceitos básicos de robótica, programação de computadores e sistemas de informação. Monitores demonstrarão o funcionamento de robôs, com explicações didáticas para a garotada. Além de apresentações teatrais e contação de histórias, as crianças terão acesso a oficinas de programação em Minecraft, criação de games 2D e realidade aumentada. 

As oficinas serão realizadas em parceria com a Happy Code, escola de programação para crianças e adolescentes, e ocorrerão três vezes ao dia: a partir das 10h30, 15h e 17h30. São oito oficinas diariamente, cada uma com duração de 45 minutos, sendo as turmas fechadas de acordo com a ordem de chegada. 

Acontecem ainda três workshops (empreendedorismo, ciência e inovação e entretenimento e criatividade) e dois hackathons em parceria com o governo, com temas de trabalho e mobilidade (clique aqui para mais informações sobre o Desafio Bahia). 

O público infantil também vai poder conversar com youtubers, escritores mirins e programadores. Eles falarão sobre temas como culinária para crianças e jovens, entretenimento, experimentos e games. No Espaço Kids, o Stripulia, grupo de teatro e animação cultural, fará duas apresentações diárias, com uma hora de duração cada.
A criançada poderá, ainda, participar da Batalha das Letrinhas, remontando uma história infantil, em computador, com a ajuda dos pais, mergulhar no universo dos contos, disponíveis em tablets, compartilhar suas leituras e livros preferidos, em tempo real e, com a ajuda de tecnologia desenvolvida pela startup baiana Tibi, virar um personagem e entrar em um livro. 

A Campus Party terá uma área totalmente dedicada para que estudantes universitários deem visibilidade aos seus projetos acadêmicos que se destacaram pelo uso da tecnologia, criatividade e impacto social. O espaço, chamado Campus Future, ficará na Área Open do evento, que é gratuita e receberá diversas atrações de inovação e empreendedorismo. 

Entre os projetos apresentados na Campus Future está o ‘AmmaMentar’, desenvolvido pelos alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge). O projeto é voltado a aproximar doadoras e solicitantes de leite materno via sistema eletrônico disponível de forma gratuita e acessível pela internet e dispositivos mobile. 

A iniciativa ganha ainda mais relevância durante o Agosto Dourado – mês voltado ao incentivo e conscientização sobre a importância do aleitamento moderno. Um robô independente, especializado na limpeza de parques, que coleta e separa o lixo reciclável e um aplicativo desenvolvido especialmente para auxiliar na aprendizagem de crianças com autismo. Essas e outras inovações criadas e desenvolvidas por alunos da Universidade Salvador (Unifacs) para o evento. Fonte: Correio 24hs.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !