• Plantão Recôncavo News

    sábado, 8 de julho de 2017

    SAJ: Homem que dormia em barraco retorna para casa após intervenção de Secretaria

    Um homem de 58 anos que estava dormindo em um barraco improvisado no Barro Vermelho em Santo Antônio de Jesus retornou para sua antiga casa nesta quinta-feira (7) após intervenção da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
    De acordo com a Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dalva Mercês, após tomar conhecimento do caso, a Secretaria localizou uma ex-esposa e uma filha do homem que vivem em uma casa própria próxima ao barraco e concordaram em recebê-lo na casa.
    A Secretaria também atualizou o cadastro do homem junto ao Bolsa Família e está acompanhando a família de forma prestando assistência social e psicológica a todos os membros. Na tarde desta quinta, acompanhado por uma equipe da SMAS, o homem recolheu pertences e acompanhou a desmontagem do barraco onde dormia.

    SMAS intensifica monitoramento de pessoas em situação de rua 

    Ainda segundo Dalva, com a chegada do inverno e das temperaturas mais baixas, a SMAS intensificou o trabalho de monitoramento e identificação das pessoas em situação de rua que é realizado pelo município desde janeiro. Diariamente, uma equipe formada por um assistente social, psicólogo e servidores da SMAS visita os locais com incidência de pessoas em situação de rua para identificar e buscar informações sobre esta população. Neste monitoramento já foram identificadas diversas pessoas de outras cidades vivendo em situação de rua em Santo Antônio de Jesus. Nestes casos, a Secretaria entra em contato com o município de origem e disponibiliza o transporte total ou parcial para que estas pessoas consigam voltar para suas casas. - “Já levamos pessoas até Barra do Choça, Itaberaba, Iaçu, Ubaíra, e uma pessoa de Pancas, município do Espírito Santo, foi levada até Teixeira de Freitas, onde a prefeitura do seu município de origem concluiu o transporte. Agora estamos trabalhando no caso de um rapaz de Santaluz, que está com um problema de saúde e foi encontrado dormindo na rodoviária de Santo Antônio de Jesus.” – Comentou. Além das visitas diárias, a equipe também trabalha com informações que chegam ao Plantão Social, através dos números da Secretaria de Assistência Social (3632-4743) e do CREAS (3632-4460).