• Plantão Recôncavo News

    quinta-feira, 27 de julho de 2017

    Grupo de mergulhadores filma momento que Baleia Jubarte de 36 toneladas da um incrível salto; assista

    Baleias-jubarte são enormes. Os machos medem ao redor de 15 metros e as fêmeas, 16 metros, e eles pesam entre 35 a 40 toneladas. O mais incrível sobre esse animal é sua habilidade de saltar para fora d’água, um feito que parece estar desafiando a gravidade. 

    Seu nome científico, Megaptera novaeangliae, significa “grandes asas da Nova Inglaterra”, local em que a espécie foi registrada primeiro. Pelo comportamento aéreo, é popular no turismo de observação de baleias. Em busca desse show da natureza, Craig Capehart e três outros mergulhadores partiram em um bote de borracha para as águas geladas do sul da África do Sul.
    O grupo esperava ver golfinhos ou tubarões caçando sardinhas, que migram pela região no inverno do hemisfério sul. O grupo contou com o apoio de um avião ultraleve, que visualizava o cardume e passava as coordenadas por rádio. “Infelizmente, a maior parte dos nosso dia envolveu uma espera de seis ou sete horas na água para encontrar o cardume de sardinha”. 

    “Um grupo de baleias-jubarte em migração nos entreteve enquanto esperávamos. Algumas eram mães com filhotes. Outras eram machos viajando em pequenos grupos. Nesse dia, vimos um pouco de sardinhas, mas as baleias pareciam estar em todos os lados! Foi um bônus inesperado!”, descreve o mergulhador em seu canal do Youtube. Ele conta que o vídeo mostra uma jubarte e seu filhote. Confira o vídeo abaixo: