sábado, 14 de janeiro de 2017

Recôncavo News

Inaugurado na Europa o primeiro museu submarino do continente, veja as fotos

Foi inaugurado esta semana, na costa Sul de Lanzarote, ilha mais oriental do arquipélago das Canárias, o primeiro museu subaquático da Europa. O Museo Atlántico consiste em 12 instalações com mais de 300 esculturas humanas, em tamanho real, todas assinadas pelo artista britânico Jason DeCaires Taylor.

O museu, localizado a uma profundidade que varia entre 12 e 14 metros, possui uma espécie de jardim botânico submarino que contém espelhos que refletem o movimento das águas. É comum a presença de ouriços, polvos e pequenos peixes. O cenário do projeto tem um imenso muro que, segundo Taylor, simboliza a irrelevância das noções de propriedade dentro do contexto da natureza.

"O muro serve para nos lembrar que não podemos segregar nossos oceanos, nosso ar, nosso clima ou vida selvagem como fazemos com nossas terras e posses", disse o artista, em entrevista ao jornal "The Guardian". A visitação ao Museo Atlántico já está aberta e pode ser feita com o auxílio de mergulhadores, sob pagamento de 30 euros (cerca de R$ 101).

Aliás, Taylor contou com a ajuda não somente de mergulhadores para instalar as esculturas, como também de moradores da ilha. Este não é o primeiro museu subaquático assinado por Taylor. Cancun, no México, possui o seu, com mais de 500 esculturas no mesmo estilo. Outros projetos podem ser vistos no mar de Bahamas ou em Granada, no Caribe, e até no rio Tâmisa, em Londres. Veja as fotos:





Fonte/Fotos: Jornal Extra.