Festa da Purificação movimenta economia de cidade do Recôncavo

Recôncavo News
O município de Santo Amaro, no Recôncavo baiano e a 71 quilômetros Salvador, realiza desde o dia 23 de Janeiro até o dia 2 de fevereiro, a Festa em Homenagem à Nossa Senhora da Purificação, que integra o Calendário de Festas Populares da Bahia. 

A expectativa da prefeitura é que cerca de 200 mil pessoas participem da programação, entre elas, turistas de outras regiões da Bahia, de outros estados e do exterior. Com a marca da tradição baiana de reunir sagrado e profano nas comemorações religiosas do estado, a festa acontece há quase 300 anos, com novenário, missa, procissão e atrações musicais. 

O ponto alto das comemorações é a Lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Purificação, que acontece no próximo domingo (29). O cortejo, formado por baianas tipicamente trajadas e centenas de pessoas vestidas de branco, saem do centro da cidade, por volta das 10h, em direção à Igreja da Purificação, onde acontece o ritual da lavagem do adro com água de cheiro. 

O som de banda de sopro anima todo o trajeto. Para os comerciantes de um modo geral, a festa é um momento de grande satisfação, a exemplo de quem está no ramo da hotelaria, que registra números positivos. O Hotel da Purificação já contabiliza um movimento animador. Dos 39 apartamentos, 34 já estão reservados.
“Recebemos turistas da Espanha, Venezuela e São Paulo. Fazemos tudo para que o evento se consolide, pois movimenta a hotelaria e a economia do município”, diz o responsável pelo equipamento, Francisco Ribeiro. Outro segmento que aposta na boa movimentação é o de alimentação. 

Proprietária do Restaurante Trilhos Urbanos, Mércia Costa, 22 anos de experiência no comércio de Santo Amaro, espera uma grande afluência durante todo o novenário. “Mas, o ‘Dia D’ para nós será o da Lavagem, quando vem muita gente de fora”. Esta também é a avaliação d, chefe de cozinha da Churrascaria Boi na Brasa, de Cláudio Afonso. 

“Estamos preparados para atender a todos os gostos, do churrasco à moqueca, passando pelo famoso cozido com pirão, mocofato, feijoada, sarapatel, mariscada e maniçoba, comidas regionais que não podem faltar”. De passagem por Santo Amaro com destino a Cabuçu, no domingo (22), Walter Almeida, 39 anos, disse estar encantado pela cidade. 

“É a primeira vez que venho e achei a cidade muito acolhedora, com uma culinária excelente. Estou me programando para retornar na festa”. Atrações nacionais, locais e regionais, como Bell Marques, Paralamas do Sucesso, Timbalada, Harmonia do Samba, Tayrone, Roberto Mendes, Carlinhos Brown, Vanessa da Mata, Parangolé e É o Tchan, vão animar moradores e turistas no período da festa. Serão três palcos, com shows a partir das 18h e 22h. Um parque infantil vai entreter a garotada. Fonte: Diga Bahia.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !